Sophia @princesinhamt
Cinema

Ator de Tieta revela desafios nos bastidores e rivalidades com colegas na novela da TV Globo

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Apesar de ter iniciado sua trajetória como ator na década de 1960, só experimentou o verdadeiro sabor do sucesso em 1989. Foi nesse ano que ele e deu vida ao inesquecível Bafo de Bode, o morador de rua que se tornou uma das figuras mais marcantes de Santana do Agreste.

Sua interpretação de um homem com problemas de alcoolismo e sem “papas na língua” – que, inicialmente, teria raras aparições na trama – rapidamente conquistou o público em todo o Brasil. No entanto, esse destaque nem sempre agradou a alguns colegas de elenco…

Desprezo nos bastidores de Tieta

Desde 2017, Bemvindo Sequeira mantém um canal no YouTube, onde compartilha com seus mais de 450 mil inscritos opiniões sobre diversos assuntos e curiosidades de sua carreira. Em 2021, o ator revelou momentos dos bastidores de , incluindo episódios nada agradáveis. De acordo com o artista, ele não foi bem recebido por algumas colegas veteranas.

Enquanto aguardava para gravar suas primeiras cenas, Bemvindo estava na mesma “rodinha” de conversa de , e outra atriz. Ao tentar participar do bate-papo, as três pararam de falar, olharam para ele e o ignoraram. “Elas continuaram conversando como se eu não existisse”, relembrou o ator. Bemvindo tentou se inserir na conversa mais algumas vezes, mas continuou sendo deixado de lado.

Bemvindo Siqueira deu vida ao Bafo de Bode

TV Globo

Bemvindo Siqueira deu vida ao Bafo de Bode

Ainda segundo o relato, foi um dos únicos a se solidarizar com ele diante do constrangimento. “Não liga não, Bemvindo. Essa gente é assim mesmo. Todos têm o nariz pra cima”, teria dito Ary, que também compartilhou situações difíceis que viveu com , , e a própria Yoná quando estreou na TV.

No vídeo, Bemvindo ainda contou que seu objetivo sempre foi apenas fazer um bom trabalho como ator na televisão, sem a pretensão de se tornar famoso, mas logo percebeu que estava em um ambiente dominado pelo ego.

Eu estava lá pisando em cobras, escorpiões e serpentes, sem perceber o jogo desesperado de ganância por um lugar ao sol (…) Todo mundo queria seu momento de Glória

Sucesso do Bafo de Bode incomodou colegas

O mendigo Bafo de Bode era, além de um “bebum”, um personagem atrevido, desbocado, sujo e maltrapilho. Isso significa que, em teoria, ele possuía inúmeras imperfeições que poderiam afastar o público, mas não foi isso que aconteceu. , e muitos se encantaram justamente pelo jeito irreverente e divertido do morador de rua.

Um personagem que teria direito a apenas um minuto por semana. Ele aparecia para nada, mas transformou-se num sucesso gigantesco, que praticamente tomou a novela

Bafo de Bode, então, passou a ter mais cenas em Tieta, o que deixou alguns atores desconfortáveis. Segundo o intérprete do personagem, após um mês de gravações, , um dos diretores da novela, comentou que ele estava incomodando muita gente e que as pessoas estavam pedindo a morte do andarilho. Alguns textos, inclusive, já mencionavam a hipótese de alguém eliminá-lo em algum momento.

Embora isso não tenha ocorrido, o ator acredita que, de alguma forma, o personagem foi “morto”. Na reta final de Tieta, Bafo de Bode leva uma surra, se converte ao evangelho e passa a se chamar Possidônio Antunes. De banho tomado, terno limpo e cabelo penteado, ele se transforma em um homem comum, sem brilho.

A nova versão do Bafo de Bode

TV Globo

A nova versão do Bafo de Bode

“Foi a forma que os autores escolheram para acabar com aquele ícone e o mito que era o Bafo de Bode. Para tirar a graça da personagem. De alguma forma, eles precisavam destruí-lo. E assim continuei como Possidônio Antunes no restante da novela”, concluiu Siqueira.

Assista ao vídeo de Bemvindo Siqueira na íntegra:

A reprise de Tieta vai ao ar de segunda a sábado, no Vale a Pena Ver de Novo. A novela também está disponível no .

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.