Para qualquer fã de séries, poucas coisas são tão frustrantes quanto quando uma plataforma decide encerrar uma de suas ficções favoritas. A desilusão é ainda maior se o cancelamento é completamente injusto e sua história termina sem aviso prévio. Um dos casos mais notórios é o de , a série de ficção científica que tem uma pontuação quase perfeita e é um clássico para os fãs do gênero. Se é tão querida, por que acabou sendo cancelada? Uma série de más decisões levou ao seu final apressado.
Criada por em 2002, a ficção foi cancelada após a exibição de sua primeira temporada, mas deixou para trás uma legião de seguidores que tornam muito difícil que caia no esquecimento. Sua história nos transportava para um futuro distópico onde a humanidade colonizou novos planetas e os recursos são escassos. Seus protagonistas formavam a tripulação da nave Serenity, liderada pelo carismático Malcolm Reynolds (), um ex-soldado rebelde que agora sobrevive como contrabandista junto a um grupo de personagens tão distintos quanto cativantes.
Se há algo que fez Firefly se destacar, foi sua capacidade de misturar ficção científica e faroeste, gêneros que cativaram a crítica e os espectadores, chegando a obter 96% de pontuação no site Rotten Tomatoes. O sucesso da série foi tardio demais e a Fox teve muito a ver com essa situação. A emissora tomou uma série de decisões que fizeram com que os espectadores se confundissem e não entendessem o rumo da série.
Em primeiro lugar, a FOX exibiu os episódios de forma desordenada, priorizando aqueles que continham mais ação e reservando os capítulos introdutórios para mais tarde. Como se não bastasse, foi-lhe atribuído um horário considerado “zona da morte”, às sextas-feiras à noite, o que fez com que os espectadores não prestassem muita atenção. Após apenas 11 episódios exibidos, a emissora decidiu cancelá-la, deixando para trás três episódios extras que nunca chegaram a ser vistos na televisão.
Apesar de seu trágico final na televisão, Firefly encontrou uma segunda vida nas salas de cinema. Dois anos após seu cancelamento, a Universal adquiriu os direitos e produziu , um filme que continuava a história da série e dava aos fãs o final que ansiavam.
Com um orçamento de 39 milhões de dólares, o filme conseguiu arrecadar um total de 40 milhões nas bilheterias internacionais e obter 91% de pontuação por parte dos espectadores no Rotten Tomatoes, consolidando-se como um encerramento digno para uma história que merecia muito mais. Infelizmente, a série não está disponível em nenhuma plataforma de streaming em nosso país.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema