demorou, mas finalmente chegou aos cinemas – e se juntou a uma longa lista de adaptações cinematográficas de , famoso romance de .
Foi o filme de 1939, estrelado pela jovem , que lançou as , onde cada novo filme ou série acrescenta algo novo à história. Mas como tem sido visto ao longo dos anos, nem todas as adaptações têm uma continuação clara, e tentaremos dar a algumas das melhores adaptações uma certa ordem para encontrar um cânone dentro do mundo impossível da Cidade das Esmeraldas.
Ordem de lançamento
Vejamos quais grandes filmes e séries adaptaram a obra desde a versão mais popular de Victor Fleming até a nova adaptação do musical :
- 1939: O Mágico de Oz
- 1974: Journey Back to Oz
- 1978:
- 1982: The Wonderful Wizard of Oz (Ozu no Mahōtsukai)
- 1985:
- 2007:
- 2013:
- 2017:
- 2024: Wicked
Ordem (quase) cronológica
A chegada de novas adaptações de O Mágico de Oz sempre foi um caos, porque o mundo dos direitos autorais é tão distorcido e intermitente que nunca foi possível dar-lhe uma coerência de produção mais ou menos ordenada. Mas se nos limitarmos aos acontecimentos mostrados em alguns desses filmes, pode-se intuir uma linha cronológica.
Claro, levando em consideração que Oz é como um lugar mutante e que quando Dorothy retorna as memórias desaparecem e tudo parece um reflexo distorcido de sua vida real, é possível que cada visita não seja exatamente constante, portanto nesses filmes e séries podemos traçar pelo menos uma coerência temporal com algum significado:
Oz, Mágico e Poderoso seria o primeiro dos prelúdios, pois explora as origens do próprio Mágico de Oz e como exatamente ele chegou à terra mágica. Assim conhecemos Oscar Diggs, um vigarista e mágico de circo, cujo balão de ar quente é levado até Oz por um tornado. Confundido com um mago destinado a trazer a paz à terra, Diggs não tem escolha senão aliar-se a um macaco voador e uma boneca de porcelana para salvar Oz e se tornar o herói que ele acredita ser. Assim como Wicked, explora uma possível ideia do que aconteceu em Oz , mas do ponto de vista do misterioso feiticeiro.
Wicked, que conta a história das bruxas Elphaba e Galinda antes da chegada de Dorothy – mas já com o bruxo carregando o reino – viria em seguida, novamente funcionando como uma prequela, já que seria propriamente uma história de origem da Bruxa Má do Oeste (em uma visão alternativa à de ) e como ela ficou conhecida como a sinistra vilã de Oz, embora isso entre em conflito com o que é contado na história de 2013.
O Mágico de Oz original vem depois, seguido por Journey Back to Oz, primeira continuação da história clássica, vagamente baseada no segundo romance de Baum, The Marvelous Land of Oz. Apresenta o primeiro retorno de Dorothy e Totó à Terra de Oz, onde descobrem que o Espantalho governa a Cidade das Esmeraldas e se unem a aliados familiares para frustrar os planos de Mombi. É uma visão animada que apresenta como Dorothy, originalmente interpretada por sua mãe.
O Mundo Fantástico de Oz funcionaria como mais uma sequência canônica, alternativa à anterior, que retoma a história de Dorothy com um tom mais sombrio e surreal. Tem uma visão sinistra dos romances posteriores, com a estrada de tijolos amarelos desmoronando e a Cidade das Esmeraldas tomada. É um dos mais fiéis aos romances de Baum, especificamente Ozma de Oz.
E então De Volta ao Mundo de Oz, outra reimaginação sombria e adulta com uma trama mais complexa em que assume o papel de Dorothy. Na verdade é mais difícil encaixá-lo como uma sequência, mas dada a idade da protagonista e seu destino anteriormente ligado a Oz, funcionaria como uma versão posterior em vez de uma pura reimaginação.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema