Sophia @princesinhamt
Cinema

29 anos depois: Como brasileiros escaparam do spoiler do final do filme inesquecível

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dirigido por e adaptado de uma obra de , foi lançado com uma certa indiferença em meados dos anos 1990, mas em grande parte se recuperou depois. Com uma notável classificação de 4.8 estrelas em 5 pelos leitores do AdoroCinema, é hoje considerado um dos melhores filmes de todos os tempos por muitos rankings de entusiastas do cinema.

Está disponível no streaming e passou despercebida: A nova adaptação da obra de Stephen King é recomendada para quem espera por Nosferatu

Um título que estraga o final?

Protagonizado por dois atores excepcionais a serviço de uma história comovente, o filme de Darabont comoveu milhões de espectadores ao apresentar o destino de Andy Dufresne, injustamente acusado do assassinato de sua esposa e condenado à prisão perpétua, e de Ellis Redding, o presidiário que ele faz amizade na Penitenciária de Shawshank.

Na época do lançamento do longa, isso pode não ter ocorrido a muitas pessoas na exibição internacional, mas com anos de retrospectiva, podemos ver que o título em algumas línguas revela o fim da história. Em francês, por exemplo, o filme se chama “Les Evadés“, algo como “Os Fugitivos”, em tradução livre.

Um ou dois fugitivos?

2024 word3

Castle Rock Entertainment

“Mas então, por que o título do filme está no plural?” Na verdade, se Andy consegue sair da penitenciária usando o seu túnel, Ellis não encontra a sua liberdade da mesma forma. Ele ainda terá que esperar vários anos para ser libertado em liberdade condicional. Depois de 40 anos atrás das grades, onde foi enviado por um assassinato que de fato cometeu, ele finalmente se reuniu com seu ex-companheiro de cela fora da penitenciária.

Por que o filme de Frank Darabont se chama Les Evadés (Os Fugitivos), e não L’Evadé (O Fugitivo)? Podemos concluir que, de certa forma, os dois protagonistas do longa acabaram fugindo de suas respectivas prisões. Andy cavando uma passagem em direção à saída, e Ellis declamando um discurso poderoso diante de um juiz que decide validar sua reabilitação.

Tom Cruise recusou uma das melhores adaptações de Stephen King: Nem “uma porrada de dinheiro” colocou o ator no filme

Observe também que o título original do filme, The Shawshank Redemption (A Redenção de Shawshank), evoca especificamente a jornada de Ellis. No mais, é curioso que o nome poético que o projeto ganhou no Brasil nos libertou de um possível spoiler da trama, além de, particularmente, ser uma versão mais bonita que condiz com a condução emocional da história.

Um Sonho de Liberdade está disponível no catálogo da Max.

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.