A luta contra o câncer de próstata ganhou mais um aliado: um suplemento alimentar que promete combater as células doentes. É a vitamina K, encontrada em vegetais de folhas verdes e essencial para a coagulação do sangue e a síntese de cálcio nos tecidos.
A vitamina K tem um precursor, o menadiona. Segundo estudos, ela interfere no processo de sobrevivência de células tumorais. Na prática, acabava por eliminá-las.
O câncer de próstata é um dos que mais afetam homens no mundo, sendo mais comum após os 65 anos. Sua frequência é alta, com aproximadamente 75% dos diagnósticos ocorrendo na terceira idade.
Suplemento potente
Foram feitos testes com 35 mil pacientes para verificar a eficácia de um suplemento com vitamina E, um potente antioxidante. A ideia era analisar sua eficiência no combate ao câncer de próstata.
Após três anos, os responsáveis verificaram aumento no número de casos entre os que ingeriram o suplemento. A partir daí, decidiram buscar um pró-oxidante para tentar o resultado reverso.
Foi então que os pesquisadores do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) decidiram testar a menadiona, um precursor da vitamina K. Os testes foram feitos em testaram menadiona, um precursor da vitamina K, em camundongos.
Leia mais notícia boa
Testes em animais
No modelo animal, foi descoberto que a menadiona esgotava um lipídio chamado PI(3)P, que funciona como uma etiqueta de identificação. Sem ele, as células tumorais não conseguiram se reciclar e explodiram.
O professor Lloyd Trotman, líder da pesquisa do CSHL, disse que foi observado o efeito de destruição sobre as células tumorais.
O Sci-tech Daily relata que a menadiona também pode ser eficaz para retardar a progressão da miopatia miotubular, um defeito congênito mortal em bebês do sexo masculino que os impede de crescer, levando eventualmente à morte antes da infância, segundo o GNN.
Fonte: sonoticiaboa