📝RESUMO DA MATÉRIA
- A Mamavation testou 15 desodorantes populares para PFAS “produtos químicos eternos” usando um laboratório certificado pela EPA. 40% dos desodorantes testados apresentaram indícios de PFAS, com níveis de flúor orgânico variando de 11 a 32 ppm.
- Os PFAS produtos químicos eternos estão associados a vários problemas de saúde, incluindo redução da imunidade, distúrbios hormonais, aumento do risco de câncer e problemas de desenvolvimento. A sua presença em desodorantes aplicados perto do tecido mamário é preocupante.
- Outros ingredientes problemáticos a evitar em desodorantes incluem parabenos, liberadores de formaldeído, fragrâncias não divulgadas, sais de alumínio, ftalatos, propilenoglicol e certos conservantes, como BHA e BHT.
- A Mamavation oferece uma rotina de “limpeza de axilas” para ajudar na transição para desodorantes naturais, envolvendo esfoliação, aplicação de bicarbonato de sódio ou argila, e ajuste gradual ao longo de 4 a 7 dias.
- O estudo categorizou os desodorantes como “Não são nossos favoritos” (PFAS detectáveis), “Bons” (sem PFAS, mas com outros ingredientes preocupantes) e “Melhores” (sem PFAS e com menos ingredientes preocupantes).
🩺Por Dr. Mercola
Seu desodorante favorito contém indícios de PFAS “produtos químicos eternos”? Os PFAS “produtos químicos eternos” são substâncias perfluoroalquil e polifluoroalquil utilizadas como produtos resistentes a manchas, à água e ao óleo no comércio. Esses produtos químicos são muito úteis, mas também são persistentes e tóxicos. Perguntaram à Mamavation se algum desodorante continha indícios de PFAS e não tínhamos certeza, a menos que eles fossem testados.
Então enviamos vários desodorantes para um laboratório certificado pela EPA para descobrir. Você confiou na Mamavation para trazer a você tópicos como calcinha menstrual mais segura sem PFAS “produtos químicos eternos”, maquiagens ecológicas mais seguras sem PFAS, ou folhas de detergente para roupa mais seguras sem PFAS “produtos químicos eternos”. Agora junte-se a nós para o nosso mais recente estudo de consumo sobre indícios de PFAS “produtos químicos eternos” em alguns desodorantes populares.
Laboratório da Mamavation encontra indícios de PFAS ‘produtos químicos eternos’ em desodorantes
O laboratório da Mamavation, certificado pela EPA, encontrou indícios de PFAS “produtos químicos eternos” após analisar 15 desodorantes populares. Os PFAS são encontrados em muitas outras áreas de nossas casas, sendo alguns exemplos: utensílios de cozinha, maquiagens, água potável, lentes de contato e fio dental.
Esses produtos químicos estão associados a sérios efeitos para a saúde, que discutiremos mais tarde. Como os PFAS são muito tóxicos, a Mamavation encomendou os nossos próprios estudos científicos sobre indícios de PFAS em produtos, para fazer recomendações de desodorantes que utilizem materiais livres de PFAS. Leia os artigos da Mamavation sobre esses produtos para descobrir quais marcas são livres de flúor orgânico.
Para este estudo de consumo, a Mamavation enviou 15 desodorantes de 14 marcas para um laboratório certificado pela EPA em busca de indícios de PFAS “produtos químicos eternos” tóxicos. Aqui está o que encontramos:
• 40% do total de desodorantes testados apresentaram indicações de PFAS “produtos químicos eternos”. 6 detecções de 15 desodorantes apresentaram flúor orgânico acima de 10 partes por milhão (ppm), de acordo com o nosso laboratório.
• As faixas de flúor orgânico, um marcador de PFAS, foram de 11 ppm a 32 ppm.
• Tanto os desodorantes “naturais” quanto os convencionais apresentaram alguns problemas. No entanto, acreditamos que esses níveis são de contaminação não intencional.
Linda Birnbaum, cientista emérita e ex-diretora do National Institute of Environmental Health Sciences e do National Toxicology Program, acadêmica residente na Duke University e professora adjunta na University of North Carolina e na Yale University, afirmou:
“Como os desodorantes são aplicados em nossos corpos todos os dias, é fundamental que a indústria de desodorantes encontre essa contaminação e a resolva de imediato para garantir que mulheres (e homens) não sejam mais expostos ao usarem seus desodorantes”.
Os PFAS ‘produtos químicos eternos’ têm efeitos problemáticos na saúde
Os PFAS “produtos químicos eternos” são problemáticos para a saúde e o meio ambiente. Eles são considerados ubíquos, persistentes e tóxicos. Na verdade, muitos desses químicos PFAS podem durar anos ou décadas em nossos corpos. Os efeitos na saúde causados pela exposição ao PFAS nas áreas das axilas próximas ao tecido mamário são desconhecidos.
Também não se sabe o que acontece quando ele é absorvido pelos nossos tecidos e circula pelo nosso corpo. No entanto, sabemos que essas áreas podem ser vulneráveis a produtos químicos tóxicos, como os PFAS, “produtos químicos eternos”, devido à proximidade com o tecido mamário e o sistema linfático.
Portanto, é essencial reduzir a quantidade de PFAS à qual você é exposto por meio dos alimentos, água, e produtos de consumo como desodorantes. A Mamavation se dedica a ajudar você a fazer isso quando estiver comprando seu desodorante. Aqui estão alguns dos efeitos na saúde de diferentes PFAS “produtos químicos eternos”:
Também é muito claro com base nas evidências de biomonitoramento do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA que os PFAS estão presentes em todos os americanos. Portanto, essas exposições podem prejudicar a maioria dos americanos.
Ingredientes adicionais importantes em desodorantes que você também deve evitar
Muitos desodorantes afirmam ser formulados por dermatologistas certificados ou outros tipos de médicos para a melhor proteção contra odores. Mas como os ingredientes que interagem com hormônios podem ser recomendados? É certo trocar o odor corporal pela desregulação endócrina, sobretudo em tecidos muito próximos aos seios?
Muitos desodorantes convencionais ou roll-on contêm uma fórmula com ingredientes que podem ser problemáticos para a saúde humana. Então, que tipos de produtos químicos você deve evitar em desodorantes? Aqui estão alguns dos mais problemáticos.
Soluções: O que fazer se as marcas de desodorantes naturais não funcionarem para você
Se você escolher um desodorante mais “natural” sem ingredientes à base de petróleo e descobrir que ele não funciona, não se preocupe! Há coisas que você pode fazer para que suas axilas respondam melhor ao desodorante natural. Talvez você não consiga controlar a quantidade de suor ou a umidade que sai das glândulas sudoríparas, mas pode reduzir as bactérias e o odor desagradável que sai das axilas com desodorantes naturais, fazendo uma limpeza nas axilas.
Rotina de limpeza de axilas da Mamavation
Existem alguns passos simples que você precisa seguir para desintoxicar e fazer a transição com segurança para um desodorante natural. Os quatro passos a seguir fazem parte da limpeza recomendada por Leah Segedie:
1. Depois de parar de usar seu desodorante atual, use uma bucha vegetal durante o banho para remover a pele morta das axilas e das mãos.
2. Aplique bicarbonato de sódio sem alumínio nas axilas quando elas estiverem molhadas e depois aplique seu desodorante natural.
• Opção sensível — Se você é sensível ao bicarbonato de sódio, como algumas pessoas, pode misturar argila bentonita com vinagre de maçã e água para criar uma consistência parecida com a do iogurte para sua receita de máscara de desintoxicação para axilas. Misture tudo em uma tigela com uma colher de metal e aplique uma camada uniforme.
3. Siga com sua rotina diária normal e, quando sentir um odor vindo das axilas, lave-as com uma toalha molhada ou enxágue-as no chuveiro e, em seguida, aplique o bicarbonato de sódio sem alumínio mais uma vez. Depois disso, aplique o desodorante natural de novo. Ou se você for sensível ao bicarbonato de sódio, use a mistura de argila bentonita.
4. Repita esse processo por até duas semanas ou até que seu desodorante natural funcione por até 6 horas.
Observe que no primeiro dia em que você começar a limpeza das axilas, você poderá repetir essas etapas de 5 a 10 vezes, mas a cada aplicação você conseguirá fazê-las por mais tempo. Talvez você queira começar essa limpeza quando tiver tempo para ficar em casa, como nos fins de semana. Minha própria limpeza terminou após o 4º dia, e uma pessoa média leva de 4 a 7 dias para concluir essa limpeza. Após essa limpeza, seu desodorante natural deve funcionar melhor e durar mais.
Se você descobrir que é sensível ao bicarbonato de sódio, manchas vermelhas ou irritação podem aparecer nas suas axilas. Não se preocupe, basta escolher outro tipo de desodorante que não tenha bicarbonato de sódio. Depois que você parar de usá-lo, essas manchas devem desaparecer.
Outras categorias de produtos que a Mamavation testou para indícios de PFAS ‘produtos químicos eternos’
Antes de começarmos com os dados brutos do nosso laboratório, gostaríamos de lembrá-lo sobre todos os outros estudos que fizemos sobre indícios de PFAS “produtos químicos eternos” dentro de alimentos e produtos de consumo que você pode levar para dentro de casa. Cada um desses estudos foi feito de forma semelhante a este estudo, com as marcas enviadas de forma independente para o laboratório e os dados brutos desses laboratórios no final do artigo.
Investigação da Mamavation sobre desodorantes e indícios de PFAS ‘produtos químicos eternos’
Os desodorantes foram comprados entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. Para este estudo de consumo, todos os produtos foram comprados pela Mamavation no Walmart ou na Amazon. Cada produto foi registrado em nosso banco de dados e enviado direto ao laboratório em sua embalagem original.
Teste: O laboratório da Mamavation, certificado pela EPA, utiliza testes de marcadores para identificar a presença potencial de PFAS “produtos químicos eternos” em desodorantes. O flúor orgânico é um marcador para PFAS porque todos os produtos químicos PFAS são compostos à base de carbono que contêm flúor. O método laboratorial específico utilizado para testar o flúor total foi a Determinação de Flúor Total por Combustão em Frasco de Oxigênio e Eletrodo de Íon Seletivo.
Se o flúor total fosse observado em um nível de detecção de 10 ppm ou mais, o laboratório fazia a determinação do íon flúor livre no produto pelo eletrodo de íons seletivo, e então, subtraía isso do flúor total para determinar a quantidade de flúor orgânico. É provável que este teste de marcador mostre a presença de PFAS.
O flúor orgânico também pode capturar outros fluoropolímeros, produtos farmacêuticos e refrigerantes de hidrofluorocarbonetos comuns, como o 1,1,1,2-tetrafluoroetano (mais conhecido como R-134a) e o 2,3,3,3-tetrafluoropropeno (mais conhecido como HFO-1234yf), que também são PFAS. Você não quer nada disso perto da sua comida ou de produtos de higiene pessoal, como desodorantes!
Scott Belcher, Ph.D. e professor associado do Center for Environmental and Health Effects of PFAS da North Carolina State University, afirma que “os fluoropolímeros, como o politetrafluoroetileno (PTFE), são formas muito comuns de PFAS que podem estar contribuindo para o flúor orgânico encontrado em desodorantes. Métodos usados para detectar PFAS individuais, como PFOA ou GenX, não conseguem identificar o PTFE de maneira direta.
Entretanto, a análise de flúor orgânico total leva em conta todos os contaminantes PFAS em desodorantes, incluindo o PTFE. Portanto, esse método de teste serve como uma boa “verificação pontual” de produtos de consumo”.
Dados brutos da Mamavation sobre indícios de PFAS ‘produtos químicos eternos’ em desodorantes
• Não são nossos desodorantes favoritos — Esses produtos foram enviados a um laboratório certificado pela EPA e foi encontrado flúor orgânico detectável, o que é indicativo de PFAS “produtos químicos eternos” em seu interior:
• Bons desodorantes — Este grupo de produtos foi enviado a um laboratório certificado pela EPA e NÃO apresentou flúor orgânico detectável. No entanto, há outros ingredientes dentro desses produtos, como “fragrância”, com os quais nos preocupamos e os colocamos na categoria “bons”:
• Melhores desodorantes — Este grupo de desodorantes foi enviado a um laboratório certificado pela EPA e NÃO continha flúor orgânico detectável. Eles também tinham ingredientes que não se esperava que desregulassem os hormônios, então os adicionamos à categoria “melhor”.
(Infelizmente, todos os desodorantes mais seguros que encontramos usam bicarbonato de sódio em suas fórmulas, então teremos que continuar testando mais marcas para encontrar alternativas que não utilizem esse ingrediente para você no futuro. Isso pode ser um problema para pessoas com pele sensível que sofrem de dermatite de contato ou irritação na pele devido à exposição ao bicarbonato de sódio).
• Desodorante Bello Tallow Peppermint Lemongrass — Flúor orgânico não detectável. (Use o código de desconto “MAMAVATION” para ganhar 10% de desconto nos produtos!)
[Ingredientes: Sebo de touro certificado pela American Grassfed Association, cera de abelha pura do Texas, pó de araruta orgânico do USDA, argila de caulim, cloreto de magnésio de minerais antigos, óxido de zinco não nano, bicarbonato de sódio, óleos essenciais da Rocky Mountain Oils: hortelã-pimenta, capim-limão]• Desodorante Primally Pure Lavender — Flúor orgânico não detectável. (Use o código de desconto “MAMAVATION” para ganhar 10% de desconto nos produtos!)
[Ingredientes: Óleo de coco orgânico, pó de araruta orgânico, sebo orgânico de vacas alimentadas com capim, bicarbonato de sódio, cera de abelha orgânica, óxido de zinco não nano, argila de caulim, óleo essencial de lavanda orgânico, extrato de alecrim orgânico e vitamina E não transgênica]• Desodorante sem perfume Stinkbug — Flúor orgânico não detectável.
[Ingredientes: Óleo de Cocos Nucifera (coco) orgânico, cera de abelha orgânica, bicarbonato de sódio, amido de Zea Mays (milho) orgânico] [investigação atualizada com este novo resultado de laboratório em 24/08]• Desodorante Orgânico Truvani de Vanilla e Cedarwood — Flúor orgânico não detectável.
(Esta versão foi descontinuada, mas aqui estão os ingredientes da versão Citrus que não testamos. Nós disponibilizamos a versão cítrica para você, caso queira comprá-la: extrato de alecrim orgânico, óleo de coco orgânico, cera de abelha orgânica, bicarbonato de sódio, óleo de semente de girassol orgânico, manteiga de karité orgânica, óleo MCT orgânico, amido de tapioca orgânico, pó de araruta orgânico).
Fonte: mercola