Um tratamento inovador promete diminuir a dor para quem sofre de artrite no joelho e, o melhor: sem cirurgia. É a chamada embolização da artéria genicular (GAE). Nela, o médico injeta partículas de medicação em áreas específicas da articulação para bloquear o fluxo sanguíneo somente neste local.
E essa injeção atinge somente as artérias geniculares, que formam uma rede ao redor da articulação do joelho. De acordo com os estudos, a doença afeta esses vasos, que se alteram e provocam as dores.
Com o tratamento, o ciclo de inflamação é interrompido. A dor é reduzida em mais de 70% dos casos. A ideia é evitar a destruição da cartilagem e o crescimento do nervo sensorial, que caracterizam a osteoartrite.
Minimamente invasivo
O principal autor do estudo, Florian Nima Fleckenstein, do Hospital Universitário de Berlim, na Alemanha, disse que o assunto deve ser tratado como problema de saúde, por afetar, sobretudo os idosos.
Ele conta que o procedimento é minimamente invasivo e capaz de proporcionar alívio significativo da dor no joelho, por isso pode evitar a necessidade de cirurgia.
A osteoartrite, uma condição crônica, degenerativa e progressiva, é a causa mais comum de distúrbios articulares crônicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a osteoartrite do joelho afeta mais de 365 milhões de adultos no mundo todo.
Leia mais notícia boa
Redução da dor em 70%
Para o estudo, a equipe do pesquisador analisou 403 casos de pacientes com idades entre 40 e 90 anos com osteoartrite moderada a grave do joelho. Todos passaram por tratamentos anteriores, sem sucesso.
Os voluntários foram acompanhados por seis semanas, 3 meses, três meses e um ano após o procedimento.
O índice de qualidade de vida e a pontuação de dor melhoraram em 87% e 71%, respectivamente, ao final de 1 ano, segundo a GNN.
Não houve registros de complicações graves relatadas.
Outras terapias
Atualmente, as terapias disponíveis envolvem analgésicos e injeções de esteroides.
Porém, apenas mascaram os sintomas e não retardam a progressão da doença.
À medida que a osteoartrite piora e os tratamentos conservadores se tornam ineficazes. E muitas pessoas são obrigadas a recorrer à cirurgia de substituição da articulação.
O novo tratamento é promissor.
Vai ciência!
Fonte: sonoticiaboa