Isso os filmes e gibis do Homem-Aranha não mostram: as aranhas machos têm pelos olfativos em suas patas que são usados como se fossem um nariz, mas só para cheirar os feromônios sexuais que as fêmeas liberam.
A descoberta das “sensilas de poro de parede”, o nome técnico que os cientistas deram aos pelos olfativos, é o ponto final de uma busca que já dura uma década. A comunidade científica procurava as sensilas faz tempo, mas só agora elas foram mapeadas e identificadas por um grupo internacional de pesquisadores ligados a universidades alemãs e suecas.
O olfato sexual das aranhas machos foi descrito num estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). A ciência sabe que as aranhas têm uma capacidade impressionante de sentir vibrações, e algumas delas têm uma ótima visão (ter oito olhos, que é o caso da maioria, deve ajudar), mas pouco se sabia sobre seu olfato e como acontecia a detecção de feromônios sexuais – até agora.
No caso dos insetos, o principal órgão olfativo são as antenas, mas eles também têm sensilas de poro de parede para ajudar. Os aracnídeos não contam com antenas, então se acreditava que eles também não tinham as sensilas, o que fazia da sua capacidade olfativa um mistério. Agora, o mistério acabou por causa de microscópios eletrônicos de alta resolução.
Olfato aguçado
O estudo encontrou milhares de sensilas antes ignoradas nas patas de aranhas vespas machos, da espécie Argiope bruennichi. Esses órgãos, diferentes das estruturas que aparecem em insetos e outros artrópodes, são usados para detectar feromônios sexuais transportados pelo ar, com um alto nível de sensibilidade. Love is in the air, literalmente.
Esses pelos olfativos aparecem na parte superior das patas, próxima ao corpo das aranhas. Essa região dificilmente vai entrar em contato com qualquer superfície enquanto o aracnídeo anda ou captura suas presas. O foco das sensilas de poro de parede está em detectar odores no ar. Essas estruturas só foram encontradas em machos adultos, e não em fêmeas e machos jovens, o que sugere que as sensilas são usadas para buscar parceiros sexuais, mesmo.
Como os próprios cientistas explicam em um artigo publicado no site The Conversation, esses órgãos são complementados pelas “sensilas de ponta de poro”. Elas ficam na parte inferior das patas, entram em contato com a superfície frequentemente e colaboram para a capacidade olfativa dos machos aracnídeos.
A escolha da espécie aconteceu porque a A. bruennichi é uma das poucas aranhas que teve a estrutura química do seu feromônio sexual identificado. Os cientistas testaram se as sensilas de poro de parede reagiam ao composto, e descobriram que mesmo uma pequena quantidade de feromônios era suficiente para uma resposta nas células neuronais relacionadas aos pelos olfativos.
Os cientistas também estudaram a presença de sensilas no corpo de 19 outras espécies de 16 famílias diferentes de aranhas. Esses órgãos olfativos apareciam na maioria dessas, sempre nos machos.
Fonte: abril