Dores durante a amamentação, coceira e vermelhidão nos seios são alguns dos principais sintomas da candidíase mamária, uma doença causada pela proliferação do fungo candida albicans. Apesar de ser mais comum no aleitamento materno, ela também pode surgir em casos de baixa imunidade. A ginecologista Dra. Laís Moreira explica o que é a infecção, principais causas e como tratar. Confira!
Publicidade
O que é a candidíase mamária
Candidíase mamária é uma infecção nos mamilos ou seios causada pelo fungo candida albicans. Segundo a Dra. Laís Moreira, “esse fungo vive naturalmente em nossa pele, entretanto, devido às doenças relacionadas à imunidade, ele pode se proliferar e gerar infecções”.
Como a candidíase mamária é transmitida?
Segundo Moreira, a candidíase mamária não é uma doença transmissível. “Na verdade, ocorre um aumento do fungo, que já existe no organismo, devido ao desiquilíbrio da flora da pele. Assim, o fungo cresce em uma quantidade capaz de causar sintomas, como coceiras, dores ou lesões”. Além disso, o bebê pode estar com o fungo na boca sem apresentar sintomas, consequentemente, ao mamar, a infecção se prolifera por meio das pequenas lesões presentes nos mamilos.
Como saber se estou com candidíase mamária?
Tanto no caso da mãe quanto do bebê, é fundamental procurar ajuda médica para realizar um exame clínico capaz de detectar a presença do fungo. Amostras coletadas junto ao tecido infectado e exames de sangue podem ser solicitados para o correto diagnóstico da doença. Abaixo conheça os principais sintomas:
Sintomas na mulher
De acordo com Royal Women’s Hospital, um dos hospitais femininos mais antigo do mundo e especialista na saúde da mulher, os sintomas da candidíase mamária podem surgir antes ou após a amamentação, são eles:
Publicidade
Relacionadas
- Dor na mama.
- Coceira.
- Vermelhidão.
- Lesões no mamilo.
- Presença de gumos (uma pasta branca) no mamilo.
Além da mama, outras partes do corpo também podem ser infectadas pelo fungo candida albicans, como vagina, boca e pés. Nesses casos, o tratamento deve ser realizado em conjunto.
Sintomas no bebê
Nos casos em que a doença surge durante o aleitamento materno, é fundamental observar se a criança apresenta algum sintoma. Abaixo, confira os principais sinais no bebê:
- Grumos orais.
- Lesões.
- Placas brancas nos lábios, língua e gengiva (sapinhos).
Como já dito, em alguns casos, o bebê pode ser portador da doença e não apresentar os sintomas. Assim, caso a mãe seja diagnosticada com a infecção, é primordial também examinar a criança. A partir disso, o médico poderá receitar o melhor tratamento.
Como tratar a candidíase mamária
O principal tratamento para candidíase mamária consiste no uso de antifúngicos oral ou tópico (pomada). Além disso, mudanças na alimentação e na rotina de higiene podem ser necessárias. Contudo, Moreira alerta: “por ser uma doença relacionada à baixa imunidade, é muito importante investigar a origem do problema”.
A candidíase mamária é uma doença fácil de diagnosticar e tratar. Aliás, você sabia que essa infecção também pode surgir durante a gestação? Aproveite e saiba mais sobre os sintomas da candidíase na gravidez e descubra como evitá-la.
Fonte: dicasdemulher.com.br