Quem nunca teve um corrimento, que atire a primeira calcinha! Essas secreções são extremamente naturais, tanto que as peças íntimas femininas naturalmente vem com um forro, justamente para impedir que manchem nossas calças. “Corrimento é a secreção que a vagina faz para a própria limpeza, para sua própria higiene. É normal ter corrimento vaginal, porém ele não pode incomodar”, esclarece a ginecologista Karen Rocha De Pauw, especialista em Reprodução Humana pelo HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), ao Dicas de Mulher.
Publicidade
“Mas como assim incomodar?”, você pode estar se perguntando. Normalmente os corrimentos são constantes: podem sofrer algumas alterações ao longo do ciclo menstrual e isso é natural, mas se você observar mudanças muito fora do habitual na cor, consistência e principalmente no odor, hora de acender a luz vermelha! “Quando existe uma mudança no padrão de corrimento quer dizer que há algo diferente , pode ser uma infecção, pode ser uma alteração da imunidade, pode ser inclusive uma doença autoimune, por isso é importante observar mudanças”, aponta a ginecologista.
Entenda o que é o corrimento branco
Corrimento branco é quando a secreção vem com uma coloração um pouco esbranquiçada: “Pode significar que tem maior porção de células epiteliais e provavelmente lactobacilos”, comenta de Pawn.
É normal ter corrimento branco?
Normalmente, ele é algo comum sim, principalmente em algumas fases do ciclo menstrual, como antes da menstruação. O corrimento branco deve indicar preocupação se vier acompanhado de sintomas diferentes na região vaginal, como ardência, coceira desconfortos ou alterações em sua consistência e no odor. Normalmente isso pode ser um indicativo de diversos quadros diferentes.
O que significa ter corrimento branco?
Como a ginecologista comentou, normalmente a cor branca vem de uma maior presença de células epiteliais, aquelas que revestem a vagina. No entanto, conforme as alterações já comentadas, o corrimento branco pode significar outras coisas, como infecções por fungos, como a candidíase, presença de bactérias como em uma vaginose bacteriana, entre outras. Por isso, ao sinal de alterações significativas do corrimento, é de suma importância buscar um especialista.
Publicidade
Relacionadas
Tipos de corrimento branco
O significado do corrimento branco depende de outras características dele, como a consistência e o odor. Portanto, separamos esse corrimento em tipos, para você entender melhor o que cada situação significa:
- Corrimento branco leitoso: normalmente a consistência mais densa, parecida com um leite, pode indicar alguma infecção local, então é importante você estar atenta ao odor e buscar um ginecologista;
- Corrimento branco líquido: o corrimento mais líquido indica que há uma produção maior da secreção, mas se não houver mudança de odor, não é preciso se preocupar;
- Corrimento branco coalhado: quando ele tem um aspecto com mais grumos, pode estar relacionado com infecções bacterianas. Este é um sinal clássico de candidíase, principalmente se vier com ardor e coceira vaginais;
- Corrimento branco com mau cheiro: normalmente a vaginose ocasiona corrimentos brancos ou acinzentados e com cheiro ruim, semelhante ao de peixe podre. Portanto, sempre que há alteração de odor muito forte, é bom buscar um ginecologista;
- Corrimento branco em mulheres que tomam anticoncepcional: normalmente nesses casos o corrimento branco está ligado a alterações do ciclo menstrual induzido pelos hormônios do medicamento, mas é preciso estar atenta à consistência e odor;
- Corrimento branco na gravidez: durante a gravidez é normal que o corrimento branco apareça devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher nesse período.
Ou seja, é importante estar sempre atenta ao seu corrimento, não só a cor, mas à consistência e ao odor, além dos outros sintomas que surgem junto com essa alteração. Relate tudo isso ao seu ginecologista de confiança, que poderá avaliar sua vagina e, com isso, pedir exames para chegar ao melhor diagnóstico possível.
Dúvidas sobre a corrimento branco
O assunto corrimento e saúde vaginal trazem muitas dúvidas, afinal nem sempre somos educadas para conhecer bem nosso corpo
Dicas de Mulher – Como posso prevenir corrimentos com mau cheiro?
Karen Rocha de Pawn: Corrimentos com mau cheiro podem ser infecções ou alterações de metabolismo. Para prevenção é importante manter uma vida saudável e evitar contato sexual de risco, usando camisinha sempre.
Quais são os cuidados para ter uma vagina e uma vulva saudáveis?
Comer bem, dormir bem, fazer exercícios,evitar comportamento sexual de risco e fazer exames periódicos são medidas fundamentais para ter uma melhor saúde dessa região. É importante lembrar também de evitar roupas apertadas e com tecidos sintéticos na região, deixando que ela respire. Também lembre-se sempre de não ficar muito tempo com a calcinha do biquini molhada e enxugar bem a região depois do banho. Outro ponto importante é não fazer duchas vaginais: nossa vagina é autolimpante e as duchas podem trazer desequilíbrios importantes na microbiota da região, favorecendo os corrimentos com problemas.
Publicidade
Quais alterações no meu corrimento justificam buscar um ginecologista?
Qualquer mudança que te provoque um incômodo deve justificar a ida a um ginecologista. Problemas como ardor e coceira vaginal, por exemplo, são uma ótima justificativa para visitar seu médico. Alterações no odor também causam mal sinal e na coloração também. Mas é importante observarmos nosso corrimento mesmo quando ele está normal, para conhecermos melhor nosso corpo e percebermos esse tipo de alteração importante cedo, antes que o problema se agrave.
Como o ciclo menstrual afeta o corrimento?
Cada fase do ciclo tem um tipo de corrimento diferente por causa das alterações hormonais então pré ovulatório, ovulatório e pós-ovulatório. Por exemplo, é comum que no período ovulatório a mulher tenha corrimento mais pegajoso, semelhante a uma clara de ovo, já que o muco cervical adquire essas características.
Veja só como o assunto da saúde vaginal rende! E não é só sobre corrimento que precisamos conversar nessas horas. Entenda melhor o que é vaginose bacteriana, um dos quadros que pode alterar suas secreções vaginais.
Fonte: dicasdemulher