O ciclo menstrual é composto por etapas e variações hormonais. Tudo começa com a menstruação. Então, o corpo se prepara para a liberação do óvulo, aumentando as chances de gravidez. A ginecologista geral e obstetra especializada em alto risco, Viviane Monteiro, da Feel&Lilit, explica o que é ovulação, suas fases, sintomas, importância, entre outras questões.
Publicidade
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1685732310982-0’); });
O que é ovulação?
Segundo Viviane, “a ovulação é basicamente a liberação de um óvulo pelo ovário em determinado período do ciclo menstrual. Assim, o óvulo estará disponível para ser fecundado por um espermatozoide, resultando em uma gestação”. A mulher começa a ovular desde o primeiro ciclo e para com a chegada da menopausa. Observe o gráfico referente ao processo de ovulação:
Há quatro hormônios envolvidos no ciclo menstrual feminino. Logo após a menstruação, o estrogênio começa a aumentar sua produção. Entretanto, Viviane explica que o FSH e o LH são os mais importantes para a ovulação. “O FSH, hormônio folículo estimulante, possibilita o recrutamento dos óvulos no ovário, geralmente um por mês”. Essa fase é conhecida como folicular.
Em seguida, começa a fase lútea. “O LH, hormônio luteinizante, entra em pico no organismo, liberando o óvulo para acontecer a fecundação. Geralmente, esse momento acontece no meio do ciclo, por volta do décimo quarto dia, considerando uma mulher com o ciclo de 28 dias”. Nessa fase, a progesterona também se eleva, preparando o útero para receber o óvulo fecundado e, se isso não acontece, a mulher menstrua e o ciclo se reinicia.
Publicidade
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1685732367570-0’); });
Ovulação e período fértil
A ovulação e o período fértil estão diretamente relacionados. “O período fértil é justamente o intervalo de tempo em que a mulher tem maior chance de engravidar”. Ele começa 3 dias antes da metade do ciclo e acaba três dias depois da metade.
Por isso, quem planeja uma gestação deve acompanhar a ovulação e concentrar as relações sexuais nesse período. Assim, as chances do espermatozoide encontrar o óvulo e fecundá-lo são mais altas.
O que pode impedir a ovulação?
Geralmente, os problemas hormonais impedem a ovulação. “Eles podem ter diversas causas, como o uso de medicamentos, alterações psicológicas e estresse grave”. A obesidade e a baixa taxa de gordura corporal, além de algumas doenças, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, também afetam a liberação dos óvulos no ciclo menstrual.
De acordo com Viviane, “não ovular é considerado sinônimo de infertilidade. Não existe chance de engravidar caso uma mulher não ovule. Por isso, é importante identificar as causas dos ciclos anovulatórios e realizar o tratamento adequado.
Sintomas e sinais de que você está ovulando
As mulheres percebem sinais corporais quando o período menstrual está próximo, entre eles, a TPM e as cólicas. Abaixo, a ginecologista lista outras possíveis alterações e sintomas comuns:
- Alteração no muco cervical com secreção elástica que lembra clara de ovo.
- Aumento da libido.
- Sensibilidade nos seios.
- Aumento da temperatura basal.
- Dor pélvica.
Em igual intensidade, os sintomas também aparecem em quem utiliza métodos contraceptivos que não inibem a ovulação. Viviane comenta que a cólica é conhecida como dor do meio e, em alguns casos, precisa de analgésico para aliviar o desconforto.
Publicidade
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1685732619349-0’); });
Como e por que acompanhar a ovulação?
Acompanhar a ovulação é importante tanto para mulheres que estão tentando engravidar quanto para prevenir uma gestação e conhecer o próprio corpo. Para Viviane, esse conhecimento está relacionado ao empoderamento pessoal.
A especialista explica que “existem várias maneiras de acompanhar a ovulação, desde métodos básicos, como observar a consistência do muco cervical e a temperatura basal do corpo, até o uso de testes de ovulação ou aplicativos móveis especializados”. Cada mulher pode escolher o método que melhor se adapta às suas preferências e necessidades.
Principais testes de ovulação
Além dos aplicativos de ciclo menstrual, que seguem o estilo da tradicional tabelinha, existem as fitinhas de ovulação. Assim como os testes de gravidez, elas utilizam uma pequena quantidade de urina para fazer a medição. “O teste é realizado a partir do décimo dia do ciclo, medindo até dar o positivo. Quando isso acontece, quer dizer que a mulher está com o LH em alta, em seu pico. Esse resultado indica que a ovulação acontecerá em até 72 horas”.
Também é possível acompanhar a ovulação por meio de um ultrassom guiado. Desse modo, analisa-se a evolução do tamanho dos folículos para prever quando o óvulo será liberado. Para mulheres que estão tentando engravidar, é comum o médico pedir exames de sangue que medem a quantidade de LH e FSH.
A ovulação é um processo vital no ciclo menstrual feminino. Compreender o assunto é importante tanto para mulheres que querem engravidar quanto para aquelas que não querem. Caso você esteja sentindo dor na ovulação, saiba que isso é normal, desde que não se prolongue por muitos dias.
Fonte: dicasdemulher