Sophia @princesinhamt
Ciência & Saúde

As partidas de críquete mais longas da história: descubra os incríveis 12 dias de duração

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Selecionamos as disputas mais duradouras da história de esportes que não têm (ou não tinham) limite de tempo – e costumam render muito jogo.  Sem mais delongas, a lista: 

1. Críquete
Inglaterra vs. África do Sul (1939)
43 h ao longo de 12 dias

Essa partida foi tão longa que pôs fim às partidas de críquete sem tempo pré-determinado (hoje, a duração máxima de um jogo são cinco dias, com oito horas de jogo por dia).

Ela aconteceu na cidade sul-africana de Durban em 1939, e sequer chegou a terminar: a seleção inglesa precisou largar o jogo no meio, empatado, para não perder o barco de volta para casa.

Leia mais sobre o críquete nesta matéria da edição de fevereiro de 2024 da Super que comemora a entrada do esporte para os Jogos Olímpicos a partir de 2028. 

2. Xadrez
Goran Arsovic vs. Predrag Nikolic (1989)
20 h e 15 min, sem interrupção

A partida de xadrez mais longa da história teve 269 movimentos e terminou em empate. Você pode vê-la aqui. Esse enrosco todo se deve a uma situação de fim de jogo dificilima de se calcular, em que um dos oponentes tem uma torre e um bispo, e o outro tem apenas uma torre (fora o rei e os peões remanescentes, é claro).

A regra da época permitia que rolassem até cem movimentos sem nenhuma captura ou movimento de peão em algumas situações específicas de fim de jogo – e essa era uma delas. Hoje, não existe mais essa mamata: o máximo, em qualquer situação, são cinquenta movimentos sem comilança de peças.

    3. Sinuca inglesa (snooker)
    Dennis Taylor vs. Steve Davis (1985)
    14 h e 50 min

    A final do Campeonato Mundial de Sinuca de 1985 aconteceu ao longo de um final de semana e não bateu apenas recordes de duração. Os momentos finais foram assistidos por 18,5 milhões de telespectadores via BBC a maior audiência da história da emissora pública britânica para uma transmissão na madrugada. 

    O norte-irlandês Dennis Taylor, que venceu o duelo, foi recebido em sua cidade natal com um desfile em carro aberto, acompanhado por 10 mil pessoas. E existe até um documentário sobre o jogo, em que os oponentes analisam os momentos finais, lance a lance.

    4. Tênis
    John Isner vs. Nicolas Mahut (2010)
    11 h e 5 min durante 3 dias

    A partida que rolou na primeira rodada do Torneio de Wimbledon é a única representante do século 21 a aparecer na lista. Foram 138 games, 113 aces por um dos jogadores (Isner) e 216 aces ao todo: o maior número da história nas três estatísticas. A quadra de número 18 do complexo onde se realiza o torneio tem uma placa reconhecendo o feito.

    5. Beisebol
    Pawtucket Red Sox vs. Rochester Red Wings (1981)
    8 horas e 25 minutos durante 3 dias

    Quando o jogo começou, em 18 de abril, havia 1.740 pessoas assistindo. Quando ele foi interrompido, já no dia 19 de abril, haviam sobrado 20 espectadores (todos ganharam entradas vitalícias para o estádio). Os jogadores fizeram uma breve pausa para dormir.

    Mas veja bem: a interrupção não foi o fim do jogo. Era necessário completar mais um ciclo os chamados innings para terminá-lo de fato. Esse round final foi marcado para o dia 23 de julho, e o Partucket ganhou. 5.746 pessoas compraram ingressos para o duelo final. Casa cheia (o estádio era pequeno e a notícia se espalhou).

     

    Fonte: abril

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.