Você já ouviu falar em climatério? Acompanhe essa matéria, pois a Dra. Luiza Sviesk Sprung, ginecologista e obstetra, explica o que é, sintomas, causas, tratamento e muitas outras informações que te ajudarão a compreender esse período tão comum na vida de uma mulher.
Publicidade
Entenda o que é o climatério
A Dra. Luiza, professora da PUCPR, explica que “climatério é o período de transição da vida da mulher, dos 40 aos 65 nos, entre o final da fase reprodutiva até a senilidade. É no climatério que acontece a menopausa – a parada permanente da menstruação”. A seguir, saiba mais sobre os sintomas que se manifestam nesse período.
Relacionadas
6 principais sintomas
Se você acha que está entrando no climatério, é importante prestar bastante atenção no seu corpo e tentar identificar os sinais. Por isso, confira os principais sintomas desse período, listados pela especialista, e veja se você se identifica com alguns:
- alterações menstruais;
- ondas de calor (popularmente conhecidas por fogachos);
- pele e vagina ressecadas;
- sintomas urinários, como incontinência;
- insônia;
- alterações de humor.
Algumas mulheres também apresentam outros sintomas. É muito importante procurar um especialista para acompanhar esse período de transição. Continue lendo para conhecer as causas do climatério e os tratamentos.
Por que isso acontece?
Como explica a Dra. Sprung, “no climatério, acontece a diminuição da produção de estrogênio pelo ovário, diminuindo a fertilidade, até o momento em que há a parada completa dessa produção levando à menopausa – parada da menstruação”.
No senso comum, a palavra menopausa é utilizada para designar todo o período do climatério, entretanto há uma diferença. A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, isto é, marca a última menstruação da mulher. Já o climatério é a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, com flutuações no ciclo menstrual, inclusive, a menopausa acontece dentro desse período.
Tratamentos e formas de amenizar
Existem diversos tratamentos para aliviar os sintomas. A médica especifica que “o tratamento para o climatério será baseado nos sintomas que a paciente apresenta e na contraindicação ou não ao uso de terapia hormonal”. A seguir, saiba mais sobre alguns tratamentos.
5 formas para aliviar os sintomas
- Orientações comportamentais: nesse sentido, a doutora inclui “controle do peso, melhora dos hábitos de vida, reeducação alimentar e atividade física regular”.
- Fitoterápicos: medicamentos feitos exclusivamente de plantas medicinais, com ação terapêutica.
- Hormônios: são várias as possibilidades de tratamentos hormonais para o climatério, eles podem ser “via oral, trandérmica, via vaginal, os quais devem ser prescritos por uma médica após avaliar riscos e benefícios”, informa.
- Energias: “como laser e radiofrequência, para melhorar sintomas de ressecamento vaginal”, especifica.
- Cálcio e vitamina D: importantes para “prevenção e tratamento de osteoporose”.
Como ressalta a Dra., “é importante lembrar que essa fase requer cuidados específicos, como rastreio de câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes”.
Você já sabe as principais informações sobre o climatério. Então, confira também a matéria sobre gaslighting médico e entenda o porquê muitos médicos (homens) ignoram os sintomas relatados pelas mulheres.