Sophia @princesinhamt
Ciência & Saúde

‘5 dicas para se proteger da nova onda de calor que está chegando’

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Vem aí nova onda de calor; veja 5 dicas para se proteger nos próximos dias

Dicas simples, como hidratação constante e roupas leves, ajudam a se proteger da nova onda de calor que vai atingir o centro-sul do país. - Foto: Freepik
Dicas simples, como hidratação constante e roupas leves, ajudam a se proteger da nova onda de calor que vai atingir o centro-sul do país. – Foto: Freepik

Uma nova onda de calor deve atingir o país nos próximos dias. As temperaturas mais elevadas fazem parte de um fenômeno, caracterizado por uma massa de ar quente persistente. É o segundo episódio do tipo em 2025 e promete levar o calor para o centro-sul até o dia 7. Por isso, o Só Notícia Boa separou 5 dias para você se proteger do calorão que vem aí.

A primeira onda foi de 15 a 19 de janeiro. Nestes dias, Quaraí registrou 39,6 °C e São Borja, também no RS chegou a 39,4 °C, enquanto Porto Murtinho, no MS, bateu 42,1 °C.

Os especialistas explicam que o La Niña dificulta a expansão do calor pelo território brasileiro, uma vez que o fenômeno favorece a formação de canais de umidade, que amenizam o calor e limitam sua propagação para outras regiões do país.

Regiões que ficarão mais quentes

De acordo com a Climatempo,  a onda de calor será mais intensa no centro-sul do Brasil, exatamente como foi em janeiro deste ano.

Leia mais notícia boa

Dicas para enfrentar o calor

Veja abaixo dicas básicas que podem ser adotadas no dia a dia para enfrentar as altas temperaturas:

Outras medidas 

No ano passado, diante das várias ondas de calor que atingiram o país, publicamos reportagens sobre como manter a marmita sem o risco de estragar diante das elevadas temperaturas e sugestões para amenizar a sensação de termômetros nas alturas dentro de casa.

É preciso ainda cuidar dos pets que também sofrem diante do sol escaldante.  Mantenha-os em lugares ventilados e com água fresca. Escolha os horários de temperaturas mais baixas para passear com os bichinhos.

Para se proteger da nova onda de calor, o ideal é buscar lugares à sombra, alimentação leve, e ambientes ventilados. Foto: Freepik

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.