A Yamaha Ténéré 700 World Rally 2023 foi lançada nesta quinta-feira, 1º de junho, na Europa. Esta nova versão da motocicleta está sendo tratada como uma edição “definitiva” da aventureira com especificações de alta performance. O modelo recebeu diversos equipamentos, incluindo suspensões especiais, escape Akrapovic e até mesmo dois tanques de combustível, como vimos na World Raid de 2022.
Para o visual, a inspiração veio da lendária moto Yamaha utilizada por Stéphane Peterhansel para vencer o Rally Dakar de 1993. De acordo com a empresa, a Ténéré 700 World Raid é o produto mais exclusivo de sua linha ADV na atualidade. O preço? O modelo é oferecido por 14.399 euros, valor equivalente a quase R$ 78 mil.
VEJA TAMBÉM:
Suspensões mais radicais
A Ténére 700 World Rally conta com sistema de amortecimento mais preparado para enfrentar situações mais radicias. Na dianteira, a moto possui garfo KYB, de 43 mm diâmetro, e curso longo de 230 mm, enquanto na traseira quem faz o trabalho é um amortecedor de 220 mm do tipo “piggyback”.
O pacote também inclui silenciador Akrapovic. amortecedor de diração Öhlins, assento rali plano e o novo painle de TFT de 5 polegadas com conectividade com smartphone. Seus freios são do tipo ABS, com três modos de atuação, no qual a opção 3 é desligado.
Longas distâncias
Para aumentar sua capacidade de rodagem, a World Rally está equipada com o inusitado tanque duplo que leva até 23 litros de capacidade. O consumo divulgado é de 23,25 km/l, o que dá autonomia estimada de mais de 530 km. Por sua vez, o motor bicilíndrico, de 689 cc, segue o mesmo com 74,7 cavalos de potência a 9.000 rpm e 69 nm de torque a 6.500 rpm. Seu câmbio é manual de 6 marchas.
Yamaha Ténéré 700 no Brasil?
Até o momento, nem mesmo a versão standard da Ténéré 700 é vendida em nosso país e a Yamaha do Brasil não confirma a vinda da moto. No entanto, em uma declaração recente um dos chefões da marca abriu esta possibilidade dizendo que a aventureira seria produzida no Brasil, o que não se concluiu até então.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo