Completando 100 dias no comando global da marca Volkswagen, o atual COO (Chief Operating Officer) da empresa, Thomas Schäfer, concedeu uma entrevista bastante reveladora à publicação inglesa Autocar, na qual fez um balanço do início de sua gestão à frente da companhia e apresentou alguns dados interessantes sobre a estratégia da VW envolvendo seu futuro portfólio de veículos 100% elétricos.
Entre alguns pontos importantes antecipados de forma inédita por Schäfer está o desenvolvimento de um SUV compacto posicionado abaixo do ID.4, atual utilitário esportivo de entrada dentro da família de elétricos da VW.
De acordo com o executivo, o modelo será amplamente baseado no hatch ID.3 e figura como uma das 10 novidades com propulsão elétrica que a Volkswagen vai lançar até 2026, conta que inclui alguns facelifts de produtos já em linha.
Durante a conversa, Schäfer também abordou novos detalhes sobre o aguardado elétrico de entrada que a VW está desenvolvendo e que terá preço equivalente à R$ 120 mil ao menos no mercado europeu.
Um ponto interessante antecipado por Schäfer é que o modelo será acompanhado por um crossover irmão de projeto, nos moldes do que ocorre, aqui no Brasil, com a dupla Polo e Nivus, por exemplo.
“Desde o nosso futuro carro de entrada até modelos como o ID.Buzz e o ID. Aero, nós teremos a oferta exata em todos os segmentos”, citou o executivo.
O fato também desperta nossa atenção aqui no Brasil, uma vez que a dupla de elétricos “populares” seria algo naturalmente a ser considerado para nosso mercado, em grande parte por conta do preço mais acessível.
Hoje em dia a Volkswagen sinaliza um esforço para oferecer em nosso mercado o ID.3 e o ID.4, ambos já em avaliação no Brasil, porém até o momento sem uma confirmação definitiva de estreia.
Em outros países, como o Uruguai, os importadores da marca VW lançaram recentemente o e-up!, compacto elétrico sem previsão para o Brasil.
Vale salientar que toda a família ID, bem como os inéditos elétricos mais acessíveis, serão construídos sobre a plataforma modular MEB, destinada exclusivamente para automóveis com propulsão limpa.
Entretanto, a arquitetura será substituída no fim desta década pela plataforma SSP (Scalable Systems Platform), a qual será aplicada em todos os futuros projetos de veículos de alto volume de vendas da VW no longo prazo.
Por fim, outro ponto relevante para nós salientado por Schäfer é que caberá à marca Skoda o desenvolvimento de futuros produtos ainda com propulsão térmica baseados na plataforma MQB-A0, a qual é utilizada por Polo, T-Cross, Nivus e Virtus fabricados no Brasil.
A informação vai ao encontro de apurações recentes realizadas na Índia sobre o desenvolvimento de um crossover inédito com menos de 4 metros de comprimento, o qual poderá influenciar – ou até mesmo se tratar do mesmo projeto – que resultará na nova geração do Gol aqui no Brasil.
Importante recordar que Schäfer, antes de assumir o comando mundial da marca VW, era o presidente do conselho administrativo da Skoda. A empresa em questão conta com vínculos cada vez mais fortes com o mercado indiano, em especial para o desenvolvimento de automóveis destinados a países emergentes, os quais poderão ser aproveitados pela VW em determinadas regiões.
Fonte: autoo