Completando 70 anos de atuação no Brasil em 2023, a Volkswagen está com um plano de atualização de seus modelos em curso no país.
A estratégia , chamada “Acelera VW”, será concluída até o fim de 2025 e contempla a estreia de 15 novidades dentro do período em questão.
Dos 15 lançamentos presentes no cronograma da Volkswagen, sete já chegaram ao mercado, são eles: Jetta GLI com as melhorias aplicadas desde a linha 2022; Polo Track; Polo Track 1st Edition; gama Polo 2023; Polo GTS 2023; Gol Last Edition e, recentemente, as evoluções para o Virtus 2023.
Aliando informações de bastidores com alguns dados oficiais já antecipados pela Volkswagen, podemos realizar algumas apostas sobre as futuras 8 estreias que a marca alemã vai realizar no horizonte de médio prazo aqui no Brasil. Vamos, então, a elas.
Estreias confirmadas
Seguindo a lógica da Volkswagen de posicionar a apresentação de algumas versões dos seus modelos em linha como lançamentos específicos – nos moldes do que ocorre com o Polo 2023 e o Polo GTS 2023 – a conta da VW provavelmente vai levar em consideração a chegada do Virtus Exclusive 2023 como uma novidade específica dentro do portfólio do sedã.
A previsão, segundo a VW já deixou claro, é que o Virtus Exclusive faça sua estreia no mercado ao longo deste semestre. Além do acabamento mais sofisticado, a opção será a única para o sedã a receber a motorização 1.4 TSI com até 150 cv.
Outra apresentação confirmada pela VW é a vinda do elétrico ID.4 ao país. O modelo tornou-se o primeiro SUV da marca com este tipo de propulsão e será lançado no Brasil no segundo semestre deste ano.
Com isso, restam seis apostas para completarmos o leque de novidades que a VW prepara para o mercado brasileiro até o fim de 2025.
Apostas
Entre os modelos de maior volume da Volkswagen, uma aposta praticamente certeira é que, provavelmente ainda neste ano, a fabricante deverá introduzir a linha 2024 do T-Cross com evoluções sutis.
Assim como ocorreu no Polo e no Virtus, o SUV compacto irmão da dupla deverá ganhar retoques visuais leves na parte externa, porém o interior deve receber uma atenção especial com aprimoramentos mais significativos.
Não são esperadas alterações técnicas ou mecânicas no portfólio do T-Cross 2024. Atualmente o SUV é comercializado com motor 1.0 turbo em seus catálogos de entrada e intermediários e oferece o 1.4 TSI na configuração topo de linha Highline.
Outro modelo importante para a Volkswagen e que deixou saudades entre os consumidores da categoria é o Tiguan Allspace.
Em posicionamentos recentes, a Volkswagen frisou que tem nos planos voltar a oferecer o SUV 7 lugares no país, provavelmente apenas no catálogo de apelo esportivo R-Line.
O modelo não é comercializado no Brasil desde 2021, mesmo ano em que estreou seu facelift na Europa, o qual foi acompanhado por um salto no conteúdo de itens de tecnologia presentes no Tiguan.
Talvez avançando para 2024, um forte rumor que corre nos bastidores diz respeito ao interesse da VW em oferecer no Brasil o Taos com mecânica eletrificada do tipo híbrida flex.
Seria uma movimentação interessante da marca, em especial para concorrer em pé de igualdade com o Toyota Corolla Cross Hybrid, produto de ótima aceitação no país.
Mudando o foco para as picapes, a Volkswagen deverá apresentar, no ano que vem, a atualização da Amarok produzida na Argentina. A picape média vai ganhar uma renovação visual e evoluções na parte interna e no nível de equipamentos para se manter competitiva frente às concorrentes diretas.
A Saveiro 2024, esperada para chegar ao mercado nos próximos meses, tem nos planos um incremento interessante, no caso a oferta do câmbio automático ao menos para as versões mais caras.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Por fim, alcançando nossa sexta aposta, podemos citar um produto inédito que iria coroar a estratégia “Acelera VW” com um encerramento em grande estilo.
Trata-se de um futuro modelo a ser produzido em Taubaté (SP) ao lado do Polo Track.
Apurações sinalizam que o veículo em questão poderá ser um crossover pequeno, tendo porte e pensado para atuar em intervalos de preço abaixo de Nivus e T-Cross.
Com receita semelhante ao Fiat Pulse e o futuro projeto HJF da Renault, esse crossover da VW poderia até resgatar o nome Gol, apontam algumas notícias.
Como noticiamos, o Grupo Volkswagen prepara, por meio da divisão indiana da Skoda, um futuro crossover pequeno de baixo custo, o qual poderá ser aproveitado por outras marcas do conglomerado.
Orientado a mercados emergentes (não por acaso está sendo desenvolvido na Índia), o projeto toma como base uma variação simplificada (denominada MQB A0 IN) da principal arquitetura modular do grupo.
Até o momento, mesmo na Índia, não há uma previsão para a estreia desse futuro modelo, portanto sua eventual apresentação local não deverá ocorrer antes de 2025.
Fonte: autoo