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Carros & Motos

VW se une a universidade para inserir fibras naturais em acabamentos

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A Volkswagen do Brasil (VW)firmou parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para o desenvolvimento de pesquisas, experimentos e transferência de tecnologia para incluir fibras naturais nas peças em matrizes termoplásticas que são usadas no interior de seus veículos.

A Unesp dará suporte à montadora alemã por meio do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas do Câmpus de Botucatu e da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

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A proposta não é inédita. Na Europa, montadoras como as também alemãs Mercedes-Benz e e a sueca Volvo divulgaram recentemente projeto para uma maior utilização de fibras naturais no interior de seus carros.

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Saiba mais sobre a parceria entre a VW e a Unesp

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Pablo Di Si (Vw), À Esq., E Pasqual Barretti (Unesp) Firmam Parceria (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O termo de parceria, assinado na quarta-feira (17), prevê de um programa de cooperação denominado “Injeção de Peças Termoplásticas Reforçadas com Fibras Naturais”. 

A Unesp, em conjunto com a Volkswagen, irá desenvolver metodologias para obter um material com adição de fibras naturais, em vez de cargas minerais, e prepará-las para utilização na confecção das peças de acabamento interno. 

Na prática, a Volkswagen poderá, ao final do projeto – que tem duração prevista de 18 meses entre desenvolvimento, testes e aplicação – alcançar peças mais leves e sustentáveis, além de altamente recicláveis em seu final de vida útil.

“Contar com a Unesp neste projeto nos trará conhecimento e contribuirá com nossa estratégia global Way To Zero de neutralizar as emissões de carbono até 2050″, destaca Pablo Di Si, presidente-executivo da Volkswagen . 

“A substituição do componente mineral para natural permitirá reduzir cerca de 80% das emissões de carbono no processo produtivo. Além disso, o peso das peças plásticas do veículo diminuirá aproximadamente 10%, o que significa também redução na quantidade de CO2 emitido na atmosfera”, afirma.

Um dos coordenadores do projeto, o professor Alcides Lopes , do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas, demonstra otimismo quanto aos resultados da parceria. 

“Vamos, por meio da de metodologias, obter uma solução mais ambientalmente correta em seu descarte ao meio ambiente; possibilitar alta performance que atendam à rigorosa legislação e as normas da empresa, por fim, tornar o objeto de estudo e desenvolvimento viável e competitivo na produção”, afirma.

“É importante que a expertise de pesquisadores da Unesp seja utilizada em colaborações público-privadas que estão no âmbito da e gravitam em torno de pesquisas de ponta desenvolvidas por nossos docentes”, complementa o reitor da Unesp, Pasqual Barretti.

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Bmw Tem Investido No Uso De Fibras Como O Linho (Foto: Divulgação/Bmw)

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Paulo SilveiraPaulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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