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VW investe em pesquisas com biocombustíveis e mira em híbridos acessíveis

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Enquanto a Toyota já produz localmente o Corolla e o Corolla Cross com propulsão híbrida flex, aproveitando os benefícios do etanol como um biocombustível mais limpo, a Volkswagen realizou nesta semana um passo importante para seguir pelo mesmo caminho.

A empresa alemã em sua sede em ão Bernardo do Campo (SP) sua nova unidade de e desenvolvimento chamada Way to Zero Center. 

Segundo a Volkswagen explica, o centro recém-inaugurado terá como foco verificar onde tecnologias locais que contribuem para a redução de CO2 podem ser utilizadas, suportando sua implementação em mercados como Índia, América Latina, Ásia e África, além de avaliar qual tecnologia resulta no melhor impacto ambiental e social, bem como sua viabilidade do ponto de vista econômico. 

Parcerias locais

O Way to Zero Center já conta desde o início com parcerias firmadas ou em fase de assinatura com 10 universidades locais, como Unicamp, USP e UFABC; bem como sete empresas como Raízen, Shell e Bosch. O objetivo dessas parcerias é a pesquisa de tecnologias que possam aumentar a eficiência energética e incentivar o uso de fontes de energia de baixo carbono. Outros projetos estão em discussão, buscando por exemplo avaliar e melhorar a reciclabilidade dos materiais, sempre focando a neutralidade de carbono durante o ciclo de dos veículos da marca, desde sua manufatura até o seu descomissionamento”, detalhou a fabricante. 

Migrando a estratégia para os veículos em si, a meta da Volkswagen passa pelo investimento em futuros automóveis híbridos mais acessíveis, que possam ser competitivos em mercados emergentes como o Brasil, portanto com valores finais competitivos. 

Atenção ao etanol

Nesse contexto, biocombustíveis como o etanol e sua relação favorável do ponto de vista de emissões quando considerado o ciclo poço-à-roda devem ocupar um papel central nas discussões de descarbonização para o setor , sobretudo em países onde a por veículos de entrada é maior. 

Para tanto, como já relatamos, o Volkswagen encarregou a Skoda de produzir uma variante mais simplificada da plataforma MQB A0, a qual deverá oferecer suporte aos futuros projetos de automóveis híbridos mais acessíveis dentro do conglomerado. 

Ainda não há previsão, contudo, de quando a mecânica híbrida flex da VW será lançada na região da América do Sul. 

Cúpula da Volkswagen do Brasil na inauguração do Way to Zero Center
Cúpula da Volkswagen do Brasil na inauguração do Way to Zero Center
Imagem: Divulgação

Fonte: autoo

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