O VW ID.4 estabeleceu, na última semana, o seu recorde de autonomia em terras brasileiras. O primeiro SUV 100% elétrico da Volkswagen percorreu 456 km entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com uma única carga.
O desafio da marca alemã foi provar que percorrer longas distâncias não é um problema para o ID.4 e que ele é ideal para lidar com qualquer situação de trânsito, seja em trajeto urbano ou em ciclo rodoviário.
Veja os detalhes da viagem do VW ID.4 de São Paulo ao Rio de Janeiro
Para demonstrar a eficiência e a autonomia do modelo foi feito o trajeto de São Paulo ao Rio de Janeiro, passando pelo principal eixo de ligação entre as duas maiores regiões metropolitanas do Brasil.
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Um ID.4 First Edition Max Azul, equipado com uma bateria com capacidade de 77 kWh e 204 cv de potência, saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, dirigido por André Drigo, gerente executivo de Desenvolvimento do Produto, com destino final no Pier Mauá, no Porto Maravilha, no centro da capital fluminense.
Na chegada, o painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas marcava ainda 131 km de autonomia e 18% de carga, o que significa que ele ainda passaria da capacidade prevista, de 522 km (pelo ciclo WLTC).
As condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado estavam ativos durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada.
O sistema e infoentretenimento, com tela sensível ao toque de 12 polegadas, exibia a rota até o Rio de Janeiro utilizando espelhamento do celular, enquanto o ar-condicionado funcionava com a temperatura nos 22 graus. O modo de condução escolhido foi o Conforto – que, aliado à suspensão adaptativa, promove mais maciez nas suspensões e melhor dirigibilidade.
“O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado”, relata Drigo. “Os bancos também são muito confortáveis e a gente tem um contato visual com o trânsito de uma maneira diferente da habitual”, afirma.
A equipe de engenharia da Volkswagen do Brasil saiu da fábrica da Anchieta por volta das 6h da manhã e a temperatura marcava 15 graus. O ID.4 circulou com o motorista e mais um passageiro durante os 456 km e a velocidade média foi de 65 km/h.
O SUV ainda conseguiu uma regeneração de 2% de carga no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia total. Na chegada ao Rio, os termômetros apontavam 30 graus. “A condução a bordo de um modelo elétrico é diferente, mais consciente, mais eficiente e ainda assim muito divertida”, relata André Drigo.
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