De acordo com um levantamento da Mobiauto, o VW Gol teve valorização de até 32% entre os modelos usados após a saída de linha; veja os aumentos e preços médios do hatch.
VW Gol valoriza entre os usados após encerramento da produção
A Mobiauto acaba de fazer uma análise para esquadrinhar o comportamento no mercado de usados e seminovos do principal carro já fabricado no Brasil: o Volkswagen Gol.
Produzido dede 1980, o hatch da marca alemã liderou as vendas de modelos zero km por 27 anos (1987 a 2014), mas se despediu das linhas de montagem no dia 23 de dezembro de 2022. A própria montadora assumira a sua descontinuação em novembro, quando apresentou o Gol Last Edition.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
VW Gol valoriza após sair de linha e tem alta de até 32% entre os usados
De acordo com um levantamento da Mobiauto, o VW Gol teve valorização de até 32% entre os modelos usados após a saída de linha; veja os aumentos e preços médios do hatch.
VW Gol valoriza entre os usados após encerramento da produção
A Mobiauto acaba de fazer uma análise para esquadrinhar o comportamento no mercado de usados e seminovos do principal carro já fabricado no Brasil: o Volkswagen Gol.
Produzido dede 1980, o hatch da marca alemã liderou as vendas de modelos zero km por 27 anos (1987 a 2014), mas se despediu das linhas de montagem no dia 23 de dezembro de 2022. A própria montadora assumira a sua descontinuação em novembro, quando apresentou o Gol Last Edition.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Com quase 7 milhões de unidades vendidas no mercado nacional ao longo de mais de quatro décadas, muitas delas ainda em circulação, o que aconteceria com o modelo no mercado de carros usados, que costuma condenar os “foras-de-linha” com acentuadas depreciações?
Dias atrás, o portal de compra e venda divulgou uma outra pesquisa que apontava o Gol como o usado (ainda) mais procurado do país, com 3,71% de todos os acessos de compradores na plataforma de anúncios da empresa, o que não deixa de ser algo natural, à medida que o tamanho da frota se impõe.
Mas, e a valorização? Ou teria se transformado em depreciação? Afinal, qual o comportamento no mercado de vendas do mais fresco campeão de vendas fora de produção no país?
“O Gol continua sendo, e o será por um bom tempo, um legítimo campeão de vendas. Explico: fizemos um levantamento paralelo da variação de preços no último ano dos 20 carros mais procurados do país. Na média, esses veículos tiveram uma depreciação de 2,45%. Pois repetimos a pesquisa com mais de 60 anos-modelos e versões do Gol, entre 2007 e 2022. Pois ele valorizou 2,27%. Isso dá um delta de quase 5% (4,72% pra ser exato) frente à média dos demais carros”, afirma o CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr.
Para provar que o Gol faz jus aos apelidos de “pau pra toda obra” ou “cheque visado”, a pesquisa traz um dado interessante: os modelos mais antigos ganharam mais preços do que os mais novos. O campeão foi o Gol 2010, com 8,57% de alta. Já o último colocado na pesquisa foi o ano-modelo 2022, que registrou 7,74% de desvalorização.
Os anos/modelos do hatch que mais encareceram ou depreciaram
- Ano – preço em 01/2022 / preço em 01/2023
- Gol 2010 – R$ 27.082,86 / R$ 29.403,49
- Gol 2008 – R$ 21.553,06 / R$ 23.193,79
- Gol 2012 – R$ 29.328,18 / R$ 31.278,76
- Gol 2013 – R$ 30.448,11 / R$ 32.456,18
- Gol 2014 – R$ 37.055,12 / R$ 39.017,59
Já o quinteto que se saiu pior, com 2,87% de depreciação, tem menos de 4 anos de uso, também em média”, ressalta Castro Jr.
- Ano – preço em 01/2022 / preço em 01/2023
- Gol 2016 – R$ 42.668,29 / R$ 43.167,76
- Gol 2019 – R$ 53.774,24 / R$ 53.833,28
- Gol 2020 – R$ 54.961,32 / R$ 54.141,69
- Gol 2021 – R$ 60.901,43 / R$ 61.725,38
- Gol 2022 – R$ 66.901,43 / R$ 61.725,38
O representante explica que o fenômeno que denota um desinteresse do mercado pelas últimas versões foi o principal motivo que sacou o Gol de produção, lembrando a máxima de mercado que diz que “quem tira um carro de linha não é a montadora, mas os compradores”. E é fato. As vendas caíram nos últimos anos e a performance fragilizada se repete nos modelos mais novos.
“Ainda que você tenha carros de 2 ou 3 anos de uso que puxem a média do Gol pra baixo, o resultado final – de 2,27% de valorização – é notável”, conclui.
Os pesquisadores do portal apuraram cotações de mercado em janeiro de 2022 e repetiram a coleta de dados um ano depois, em janeiro de 2023, compondo o percentual de variação de preços. Cada um dos anos-modelos foi verificado nas mais variadas (e procuradas) versões de acabamento, com anos-modelos de 2007 a 2022, o que compôs um total de 63 automóveis pesquisados.
Mas qual a versão campeã de valorização?
O VW Gol mais valorizado do Brasil é o 1.0 8V (Geração 4), modelo 2013, que aumentou seu preço em 32,45%. Veja os dez mais valorizados e observe como a idade média desses modelos é alta, acima dos dez anos de uso.
Clique aqui e aperte o botão ” Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
As versões do VW Gol que mais valorizaram
- 1.0 8V (G4) Flex 4p 2018 – 32,45%
- 1.0 TEC Seleção Flex 2014 – 12,21%
- Power 1.6 (G5) Flex 2012 – 11,93%
- 1.0 8V (G4) Flex 2p 2012 – 11,26%
- 1.0 (G4) Flex 2008 – 11,13%
- 1.6 VHT Flex 4p 2014 – 11,07%
- 1.6 VHT City Flex 4p 2014 – 10,90%
- 1.0 MPI Trendline 12V 5p Flex 2016 – 10,73%
- 1.0 TEC Special Flex 4p 2015 – 10,07%
- Power 1.6 (G5) Flex 2010 – 8,42%
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br