Houve mudanças significativas no comparativo entre os carros mais vendidos entre agosto e setembro desse ano. O VW Gol, por exemplo, caiu da segunda posição para a nona. Veja o ranking completo.
VW Gol decepciona e cai sete posições entre os mais vendidos do mês
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior, quando analisado o quadro geral, o que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus, caminhões e demais categorias.
Apesar da queda de 3,3% em relação a agosto, o setor registrou alta de 19,3% sobre setembro de 2021. No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento foi de 2,1%.
VEJA TAMBÉM
“A queda, em relação a agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto). Nas vendas diárias, o setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, afirma Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.
Se analisar apenas os automóveis e comerciais leves, houve 180.424 emplacamentos, o que representa queda de 7,12% sobre agosto de 2022 e aumento de 11,83% sobre setembro de 2021.
Os 10 carros mais vendidos do mês
Entre os mais vendidos, a Fiat Strada permanece líder da categoria, assim como em agosto. A picape compacta emplacou no último mês 9.908 unidades.
A segunda posição, que em agosto era do VW Gol, voltou a ser do Hyundai HB20, que no último mês emplacou 8.836 automóveis, dado que fez o hatch sul-coreano subir uma posição entre agosto e setembro.
A terceira e quarta posição ficaram por conta do Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus, respectivamente. Os modelos registraram 8.078 e 7.781 emplacamentos. Eles também subiram um degrau cada, também consequência da queda do VW Gol.
O Fiat Mobi subou uma posição no comparativo com o mês de agosto e encerrou setembro como o quinto carro mais vendido no mês, com 7.476 unidades emplacadas.
Já o Chevrolet Tracker, SUV mais vendido do país por duas vezes consecutivas subiu três casas. Os 7.127 emplacamentos do utilitário esportivo foram responsáveis por fazer o modelo sair da nona posição em agosto para a sexta em setembro.
O sétimo modelo mais vendido do último mês foi o Fiat Argo que registrou um total de 7.093 emplacamentos, mesma posição do mês de agosto.
Já o VW T-Cross, SUV mais vendido do ano, entre os meses de janeiro e setembro, encerrou o último período na oitava posição, após emplacar 5.803 automóveis. Em agosto, ele havia ficado em décimo lugar.
Se por um lado houve ascensão de alguns modelos, por outro, houve queda. O VW Gol encerrou o mês de setembro como o nono carro mais vendido, com 5.773 unidades emplacadas.
O resultado é bem diferente no comparativo com agosto, quando ele havia encerrado em segundo lugar, atrás apenas da Strada, quando vendeu mais de 11.700 unidades.
É válido lembrar que o bom desempenho do hatch da montadora alemã nos últimos meses está relacionado ao segmento de vendas diretas, como para locadoras, por exemplo.
O fenômeno de vendas tem acontecido desde o início do segundo semestre. Sem confirmações oficiais, o veículo sairá de linha até o fim do ano.
Por fim, a décima posição entre os modelos mais vendidos fica por conta do Renault Kwid, que emplacou 5.719 unidades em setembro, resultado que fez o subcompacto cair duas posições em relação ao mês de agosto.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Os 10 carros mais vendidos em setembro
- Fiat Strada – 9.908
- Hyundai HB20 – 8.836
- Chevrolet Onix – 8.078
- Chevrolet Onix Plus – 7.781
- Fiat Mobi – 7.476
- Chevrolet Tracker – 7.127
- Fiat Argo – 7.093
- Volkswagen T-Cross – 5.803
- Volkswagen Gol – 5.773
- Renault Kwid 5.719
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui