Depois de apostar no segmento de SUVs elétricos entre R$ 200 mil e R$ 300 mil com o EX30, a Volvo voltará suas atenções para um público mais abastado no Brasil.
A marca sueca, uma das que mais foca em veículos sustentáveis, confirmou o lançamento em 2025 dos modelos XC90 e EX90.
O primeiro é bastante conhecido, seu primeiro utilitário esportivo, lançado em 2002 e que ganhou um facelift na segunda geração no ano passado.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Já o segundo é um SUV de porte médio totalmente elétrico que surgiu em 2022 e chegou a ser prometido para nosso mercado anteriormente.
“A chegada do novo XC90 e do EX90 tem deixado todos da Volvo Car Brasil bastante empolgados. São dois carros incríveis, que reúnem o ápice de tecnologia, segurança e requinte da marca”, disse o CEO Marcelo Godoy.
“Nosso plano é que os dois já estejam disponíveis para os consumidores na virada do primeiro para o segundo trimestre”, prometeu o executivo.
Disputa com chineses
A atualização do XC90 foi revelada em setembro passado e trouxe um refinamento estético que inclui os faróis, grade e assinatura de LED. Já no interior, o modelo passou a contar com um central reconfigurado, painel redesenhado e uma central multimídia maior, de 11,2 polegadas em vez 9.
A suspensão do SUV foi repensada para melhorar a estabilidade e o conforto a bordo. Os motores na Europa são três, dois a gasolina, um deles com tração integral, e o carro-chefe T8 AWD híbrido plug-in.
O elétrico EX90, por sua vez, oferece dois motores e tração integral com 408 ou 517 hp de potência, dependendo da versão. Ele pode levar sete pessoas a bordo como o XC90, mas tem um desempenho bem impressionante, fazendo de 0 a 100 km/h em até 4,9 segundos.
Se o XC90 pode ampliar as vendas da atual versão, que em 2024 emplacou pouco mais de mil carros, o EX90 é uma incógnita. Totalmente elétrico e sem grandes incentivos para ser vendido em nosso mercado, o SUV deve servir de “carro propaganda” da Volvo.
Ainda assim serão reforços importantes para a marca, que no ano passado ganhou a concorrência de vários chineses – ela que hoje pertence à Geely, rival de BYD, Chery e GWM. Ela terminou 2024 com quase 8,7 mil emplacamentos e a 19ª posição no ranking de marcas.
A Volvo certamente ainda confia no popular XC60 para ser seu principal produto, mas o EX30 terminou o ano dividindo essa atenção.
Fonte: autoo