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Carros & Motos

Volvo anuncia taxa para carregar carros elétricos de outras marcas: confira os preços!

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Quem tem um carro que não seja da marca Volvo vai ter que pagar R$ 4 por kWh nos carregadores instalados pela empresa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3). De acordo com a Volvo, 75% das recargas feitas em seus 52 carregadores rápidos (DC) foram com carros de outras fabricantes.

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A marca já instalou mais de mil pontos de recarga em todo o Brasil, mas 52 são do modo rápido, que serão cobrados. Ainda existe uma taxa de conectividade de R$ 2,50 ao iniciar a recarga e uma “taxa de ociosidade” de R$ 5 por minuto. A tolerância será de 15 minutos após a conclusão do procedimento.

Apesar da cobrança, a Volvo ainda pretende investir R$ 70 milhões para instalar novos pontos de recarga rápida. Outros 49 devem ser inaugurados.

Volvo EX30 2025
Volvo EX30; marca vai passar a cobrar pelo uso de carregadores rápidos Imagem: Divulgação

Desistência

Durante entrevista coletiva, executivos da Volvo alfinetaram outras marcas que vendem carros elétricos no Brasil, mas não investem em infraestrutura. É justamente essa falta de uma rede de carregadores que está fazendo com que quase metade dos norte-americanos que compraram carros elétricos queiram voltar para os modelos a combustão.

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Um estudo recente com consumidores conduzido pela McKinsey descobriu que 46% dos proprietários de veículos elétricos nos EUA provavelmente voltariam a usar um veículo movido a gasolina, em comparação com uma média global de 29% dos proprietários de veículos elétricos que disseram que provavelmente voltariam a usar um motor de combustão interna.

Os entrevistados disseram que o principal motivo para abandonar seus elétricos foi a falta de infraestrutura de carregamento. Outros problemas incluíam a falta de carregamento em casa e o impacto da direção de longa distância.

Vendas em baixa

As vendas de elétricos estão em queda nos EUA e na Europa, afetando os planos da Ford e até da Tesla, que nasceu só vendendo modelos a bateria. Na Europa, a ideia de banir modelos a combustão têm sido adiada e é alvo de ações do Parlamento Europeu.

No Brasil, apesar das vendas ter crescido, as grandes montadoras ainda não investiram em carros elétricos, deixando esse papel para as novatas chinesas e para as marcas de luxo, como a Volvo. Volkswagen e Stellantis devem focar nos híbridos a etanol para a venda em grande volume. O segundo grupo, para atender o nicho dos elétricos, vai trazer a marca Leapmotors.

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Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Fonte: autoo

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