A Volkswagen conseguiu vender cerca de 4,8 milhões em todo o mundo em 2024, uma marca 1,4% menor do que em 2023, mas o que parece ruim foi celebrado pela empresa.
Citando dificuldades variadas que envolveram problemas na cadeia produtiva, mercados com economias ainda abaladas e a concorrência dura de chineses, a montadora alemã considerou o resultado positivo.
“Em todo o mundo, 2024 foi um ano difícil, com atividade econômica lenta, desafios políticos e competição intensa – particularmente na China. No entanto, estamos começando o novo ano com otimismo. Não apenas temos produtos atraentes, mas estamos atendendo às necessidades de uma ampla variedade de grupos de clientes”, disse Martin Sander, que faz parte do conselho de vendas e marketing da Volks.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Até mesmo no até então inabalável mercado alemão, a VW sofreu, mas ainda assim terminou na liderança, com 19,1% de participação.
Na Europa, ela conseguiu vender 1.254.500 veículos, uma queda de 1,7% enquanto cresceu 21,1% na América do Norte, atingido a marca de 479.400 unidades entregues.
Na China, mercado gigantesco mas que tem sido duro pelo crescimento de marcas como a BYD, a Volkswagen teve uma queda de 8,3%.
Os 2,2 milhões de veículos vendidos, no entanto, representam 46% de tudo que foi negociado no mundo, o que mostra o impacto que o mercado chinês pode ter no futuro.
Brasil responde por 83% das vendas na América do Sul
Primeiro país a receber uma fábrica da VW fora da Alemanha, o Brasil continua a ser um mercado importante para empresa. Com 400 mil unidades emplacadas, nosso país responde por 8,3% das vendas globais em 2024.
A marca conseguiu crescer 16% no ano passado contra 14% do mercado como um todo. Na América do Sul, o Brasil representa nada menos que 83% de participação nas vendas da região.
Não por acaso, a matriz alemã citou o recorde de 172.510 Polos vendidos em nosso país no ano passado. O carro está completando 50 anos de existência no mundo.
Tiguan é o mais vendido no mundo
Sinal dos novos tempos, o SUV Tiguan foi o veículo mais vendido da marca no mundo, um posto que era ocupado por muitos anos pelo Golf.
O segundo modelo mais popular da VW é o crossover T-Roc, que é bastante vendido na Europa e ganhará uma nova geração em 2025.
No segmento de modelos eletrificados, a Volks afirmou ter entregue 383.100 veículos, entre eles o ID.3, ID.4 e o ID.Buzz, encarnação elétrica da Kombi.
Fonte: autoo