Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Volkswagen Taos tem excelente desempenho no Brasil, mas enfrenta concorrência chinesa crescente

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Volkswagen tem motivos para comemorar seus resultados no Brasil em 2024 e um deles é a subida nas vendas do SUV médio Taos, que tem seu melhor ano no mercado no país. De acordo com dados de AUTOO, o carro teve 15,635 unidades vendidas de janeiro a novembro, ocupando a sexta posição do segmento, na frente do Jeep Commander (15.216) e atrás do GWM Haval H6 (20.249).

VEJA TAMBÉM:

Mas o Volkswagen Taos tem futuro ainda incerto no Brasil, uma vez que pode deixar de ser fabricado na Argentina, de acordo com o que disse o presidente da VW Argentina, Marcellus Puig, à imprensa. A decisão será tomada até o início de 2025. De qualquer forma, o SUV médio pode passar a vir do México, reestilizado e com novidades.

Entretanto, será o suficiente para continuar competitivo? As mudanças incluem apenas uma reforma visual que inclui para-choque redesenhado, uma nova grade com uma barra de luz disponível nas versões mais equipadas e faróis de projetor LED.  Na traseira, as lanternas passam a ficar conectadas por uma barra luminosa, como acontece no T-Cross.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Compass disputa com Corolla Cross pela liderança

Compass Sport entrega 185 CV de potência
Compass Sport entrega 185 CV de potência com motor 1.3 turboflex, mas vai mudar nos EUA em 2025
Imagem: Divulgação

Por dentro, o Taos 2025 ganha novas combinações de cores no painel e tela do sistema multimídia de 8 polegadas para todas as versões e controles do ar-condicionado do tipo soft touch (sensíveis ao toque). Além disso, reforçaram o isolamento acústico e melhoraram a qualidade dos revestimentos dos bancos.

Como um dos pré-requistitos para se sair bem no segmento de SUVs médios é ser híbrido flex, pode ser que o Taos passe a vir com motor 1.5 turbo com sistema micro-híbrido, que será fabricado em São Carlos (SP). Mesmo assim, será uma tecnologia não tão sofisticada, inferior a dos principais rivais, principalmente de marcas chinesas e da japonesa Toyota.

Pelo menos entre janeiro e novembro, de acordo com dados de AUTOO, o líder entre os SUVs médios é o Jeep Compass (45.347), que está para mudar de geração nos EUA, que terá base da PSA (Peugeot-Citroën) e deve chegar ao Brasil apenas em 2026. É seguido de perto do Toyota Corolla Cross (44.029), que tem versões híbridas-flex.

Da terceira até a quinta posição, temos apenas modelos de marcas chinesas. Começa com o Caoa Chery Tiggo 7 (28.055), depois BYD Song Plus (22.463) e GWM Haval H6 (20.249). Todos tem versões híbridas flex, algumas plug-in e com motores elétricos que tracionam as rodas em conjunto com o motor a combustão, o que aumenta a eficência energética. 

Em 2025, a briga entre os SUVs médios vai continuar e promete esquentar. Confira abaixo como ficou o ranking dos 10 modelos mais vendidos do segmento, em novembro, conforme dados de AUTOO.

1- Jeep Compass: 4.979

2 – Toyota Corolla Cross: 4.088

3 – Caoa Chery Tiggo 7: 3.392

4 – BYD BYD Song Plus: 3.257

5 – GWM Haval H6: 2.070

6- VW Taos: 1.808

7 – Jeep Commander: 1.447

8 – Caoa Chery Tiggo 8: 891

9 – Mitsubishi Eclipse Cross:  759

10 – Honda ZR-V: 730

 

 

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.