A Volkswagen tem motivos para comemorar seus resultados no Brasil em 2024 e um deles é a subida nas vendas do SUV médio Taos, que tem seu melhor ano no mercado no país. De acordo com dados de AUTOO, o carro teve 15,635 unidades vendidas de janeiro a novembro, ocupando a sexta posição do segmento, na frente do Jeep Commander (15.216) e atrás do GWM Haval H6 (20.249).
VEJA TAMBÉM:
Mas o Volkswagen Taos tem futuro ainda incerto no Brasil, uma vez que pode deixar de ser fabricado na Argentina, de acordo com o que disse o presidente da VW Argentina, Marcellus Puig, à imprensa. A decisão será tomada até o início de 2025. De qualquer forma, o SUV médio pode passar a vir do México, reestilizado e com novidades.
Entretanto, será o suficiente para continuar competitivo? As mudanças incluem apenas uma reforma visual que inclui para-choque redesenhado, uma nova grade com uma barra de luz disponível nas versões mais equipadas e faróis de projetor LED. Na traseira, as lanternas passam a ficar conectadas por uma barra luminosa, como acontece no T-Cross.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Compass disputa com Corolla Cross pela liderança
Por dentro, o Taos 2025 ganha novas combinações de cores no painel e tela do sistema multimídia de 8 polegadas para todas as versões e controles do ar-condicionado do tipo soft touch (sensíveis ao toque). Além disso, reforçaram o isolamento acústico e melhoraram a qualidade dos revestimentos dos bancos.
Como um dos pré-requistitos para se sair bem no segmento de SUVs médios é ser híbrido flex, pode ser que o Taos passe a vir com motor 1.5 turbo com sistema micro-híbrido, que será fabricado em São Carlos (SP). Mesmo assim, será uma tecnologia não tão sofisticada, inferior a dos principais rivais, principalmente de marcas chinesas e da japonesa Toyota.
Pelo menos entre janeiro e novembro, de acordo com dados de AUTOO, o líder entre os SUVs médios é o Jeep Compass (45.347), que está para mudar de geração nos EUA, que terá base da PSA (Peugeot-Citroën) e deve chegar ao Brasil apenas em 2026. É seguido de perto do Toyota Corolla Cross (44.029), que tem versões híbridas-flex.
Da terceira até a quinta posição, temos apenas modelos de marcas chinesas. Começa com o Caoa Chery Tiggo 7 (28.055), depois BYD Song Plus (22.463) e GWM Haval H6 (20.249). Todos tem versões híbridas flex, algumas plug-in e com motores elétricos que tracionam as rodas em conjunto com o motor a combustão, o que aumenta a eficência energética.
Em 2025, a briga entre os SUVs médios vai continuar e promete esquentar. Confira abaixo como ficou o ranking dos 10 modelos mais vendidos do segmento, em novembro, conforme dados de AUTOO.
1- Jeep Compass: 4.979
2 – Toyota Corolla Cross: 4.088
3 – Caoa Chery Tiggo 7: 3.392
4 – BYD BYD Song Plus: 3.257
5 – GWM Haval H6: 2.070
6- VW Taos: 1.808
7 – Jeep Commander: 1.447
8 – Caoa Chery Tiggo 8: 891
9 – Mitsubishi Eclipse Cross: 759
10 – Honda ZR-V: 730
Fonte: autoo