Uber ou 99? Muitos motoristas trabalham apenas com uma, outros atuam com essas e mais algumas presentes no mercado. Mas qual a diferença entre as duas plataformas líderes no mercado de app de mobilidade?
Uber ou 99? Qual a diferença das duas?
Começando pela cobertura e disponibilidade.
A Uber é conhecida por sua ampla cobertura global. De acordo com a marca, está presente em todos os estados brasileiros e já atende a mais de 150 cidades.
A 99, por sua vez, também atende a todos os estados, mas em alguns deles, como Mato Grosso e Roraima, restringe sua atuação às capitais.
Embora ambos os aplicativos ofereçam serviços de transporte, eles possuem diferenças em termos de funcionalidades e recursos.
Por exemplo, a Uber oferece opções como Uber X, Uber Bag, Uber Black, entre outros, que permitem escolher o tipo de veículo e serviço desejado.
A 99 também oferece diferentes categorias, como 99Pop, 99Comfort e 99Top, com variações no tipo de veículo e no nível de conforto.
Quem paga mais?
Os preços podem variar entre a Uber e a 99, dependendo da cidade e da demanda.
Ambos os aplicativos geralmente oferecem promoções e descontos para atrair mais usuários e motoristas.
Quando perguntado qual das duas plataformas é melhor, o motorista, Flávio Leandro, 37, foi enfático: inDrive, mas entre as duas a Uber é “melhorzinha”, ressalta.
“Quando você precisa falar com eles, quando tem alguma situação atípica, o atendimento é demorado em ambas, mas a 99 demora mais”, ressalta Leandro quando o assunto é o atendimento.
Os repasses funcionam da seguinte forma:
Uber
O percentual cobrado varia entre 1% a 40%. De acordo com a plataforma, o extrato com os ganhos do motorista é fechado toda segunda-feira, às 4h da manhã (horário local).
Os valores são repassados para a conta bancária cadastrada, no entanto, o processamento pode levar até 3 dias úteis.
99
A média é de 19,99% por corrida, mas a plataforma define as seguintes regras:
- Se a taxa média semanal for 30% = Motorista recebe um reembolso proporcional a diferença entre 30% e 19,99%;
- Se a taxa média semanal for 25% = Motorista recebe um reembolso proporcional a diferença entre 25% e 19,99%;
- Se a taxa média semanal for 15% = Motorista não recebe reembolso pois a taxa semanal ficou abaixo de 19,99%.
No final das contas, o repasse é quase o mesmo entre as duas plataformas. O que compensa para o motorista são as promoções sazonais de cada uma.
Aqui tem oportunidade: Cansou do Uber? 3 apps para fazer dinheiro com seu carro
Fonte: garagem360.com.br