Com a chegada dos aplicativos de corridas particulares, como o Uber, o transporte de pessoas no Brasil se reinventou e ampliou as oportunidades de negócios no setor de mobilidade urbana. Veja as dicas do CEO da Uber!
Veja as dicas do CEO da Uber!
Segundo levantamento do NZN Intelligence, 12% da população no Brasil aumentou o uso de apps de transporte no ano passado. Ainda de acordo com o estudo, novos hábitos de mobilidade incluem a alta dos aplicativos de entrega e carona.
“Mesmo com grandes players no mercado se consolidando com apps de entrega, delivery e caronas, há bastante espaço para que empreendedores possam investir no ramo. Mas para isso é necessário visão de como começar um negócio e acolher este novo público consumidor, transformando os desafios em grandes oportunidades”, afirma Alécio Cavalcante, co-CEO da Ubiz Car, plataforma de mobilidade urbana que tem como objetivo facilitar o transporte de passageiros e valorizar o profissional motorista de aplicativo.
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Atualmente a Ubiz Car conta com mais de 3 mil motoristas cadastrados na plataforma, atuando em mais de 20 cidades pelo país. O app também conta com uma taxa de aprovação de 97% dos usuários.
Pensando nisso, o co-CEO separou 3 dicas de como dar início a um negócio e começar a empreender em mobilidade urbana.
1. Tenha uma ideia
De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, entre maio e agosto de 2021, o país registrou recorde de abertura de empresas. Foram 1,4 milhão de novos negócios. Para quem pensa em entrar no empreendedorismo também, Cavalcante explica que o primeiro passo é ter uma ideia e, antes de tomar a decisão de abrir uma empresa, fazer análises e investir em planejamentos.
“O primeiro passo é ter uma ideia e acreditar nela, no que gostaria de desenvolver, pois essa é a parte inicial de todo o processo de um negócio. É importante pensar em todos os detalhes e, se for necessário, procurar uma equipe especializada que possa ajudar e instruir a melhor maneira de executar o que foi idealizado”, orienta.
2. Faça uma pesquisa de mercado
O setor de mobilidade urbana é bem específico e exige um estudo mais aprofundado. É preciso também pensar em soluções para os desafios desse mercado.
“Pesquise estratégias e métodos que melhor se encaixam na sua ideia, como recursos e o comportamento das pessoas em sua região. Busque informações mesmo após alcançar estabilidade. O mercado está em constante movimento e a cada dia surgem novidades em meio ao desenvolvimento ligado à tecnologia”, alerta o especialista.
3. Invista em tecnologia
Ao decidir ingressar neste setor, alguns erros comuns podem comprometer a trajetória do negócio em um cenário tão competitivo. Mas evitá-los é possível. Tecnologias como big data, machine learning, inteligência artificial e dispositivos móveis trazem retornos rápidos e hoje é possível conectar metodologias e plataformas, obter dados e monitorar informações sobre diversos nichos de mercado em tempo real, inclusive voltados à mobilidade urbana.
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“A tecnologia pode ser sua maior aliada ao empreender em mobilidade urbana. Há uma infinidade de soluções criativas e intuitivas que podem ajudar no desenvolvimento e no sucesso do seu negócio”, finaliza Cavalcante.
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