Cerca de um ano após o seu lançamento, a terceira geração do Citroën C3 teve a sua linha 2024 apresentada no mercado nacional, mantendo as características principais do modelo que representa o ressurgimento da marca francesa no País – e que registrou mais de 30 mil unidades vendidas no período.
Confira as novidades do Citröen C3 2024
Como é de se esperar para um modelo praticamente novo, o Citroën C3 na linha 2024 mantém o visual inalterado em relação ao ano 2023, assim como toda a estrutura do projeto mecânico, incluindo as opções de motorização.
Quando foi introduzido no mercado brasileiro, em 2012, o C3 foi responsável pela popularização da marca francesa no País – até então, a Citroën comercializava modelos de grande porte (sedãs e minivans) e preços pouco acessíveis.
Atualmente, além do C3, o único modelo da marca no Brasil é o Citroën C4 Cactus, um SUV de pequeno porte.
O C3 que estreou no Brasil estava em sua segunda geração (o modelo havia surgido na França em 2003) e apresentava linhas arredondas que em certa medida remetiam ao icônico Fusca.
Além disso, oferecia um padrão de acabamento e de itens de conforto e conveniência acima dos compactos de entrada da época. Assim, alcançou relativo sucesso.
Essa segunda geração foi produzida e vendida no País até 2018, quando as vendas baixaram ao nível da insignificância (apenas 530 unidade vendidas no ano), o que praticamente levou ao desaparecimento da marca Citroën do mercado nacional.
O C3 ressurgiu na terceira geração no ano passado com uma proposta totalmente diferente da original. Segundo a Stellantis, grupo ao qual pertence a marca Citroën hoje, o modelo agora é um “hatch com atitude SUV”.
Isso porque o C3 atual oferece amplo espaço interno, além de itens de tecnologia e conveniência, entre os quais se destaca a central multimídia Citroën Connect ,com tela sensível ao toque de 10” com conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. O nível de acabamento continua acima do esperado para um modelo de entrada.
São duas opções de motores: o 1.6 16V da família EC5 com até 120 cv de potência e 15,7 kgf.m de torque e o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgf.m.
As novidades do Citröen C3 2024
O Citroën C3 2024 mudou nos detalhes. Uma das novidades é a abertura elétrica da tampa do combustível.
Agora, o motorista precisa apenas apertar o botão de destrava das portas para liberar a tampa do bocal para abastecimento, sem a necessidade de utilização da chave. Esse item de conforto estará disponível em todas as versões do C3 2024.
Aproveite e veja: Novo SUV da Citroën chega em breve, veja quem serão seus concorrentes
A outra novidade é o painel com acabamento premium. Com isso, a Stellantis pretende aumentar a percepção de qualidade do modelo, que agora oferece mais em termos de sofisticação e beleza em seu interior.
A Stellantis não ainda divulgou uma nova tabela para o Citroën C3 2024. Hoje, o carro é vendido em quatro versões, por preços entre R$ 69.990 e R$ 97.790
Fonte: garagem360.com.br