A Triumph Speed 400 2024 será a moto mais barata da fabricante britânica no Brasil. Integrante da nova família de motocicletas da marca feita em parceria com a indiana Bajaj, o modelo é a irmã mais urbana da Scrambler 400 X, esta com uma pegada mais off-road. Mantendo o estilo clássico da marca, a Speed 400 chega ao país no primeiro trimestre de 2024.
O preço da Speed 400 2024 ainda não foi divulgado, mas o modelo está posto como a nova porta de entrada para os modelos Triumph. Um pouco mais simples em relação à Scrambler, a moto também conta com pacote interessante, incluindo controle de tração, ABS de dois canais e embreagem assistida e deslizante. Saiba mais detalhes em vídeo do MOTOO:
Um dos destaques é o novo motor de refrigeração líquida TR-Series que rende 40 cavalos de potência. Para ajudar na hora da compra, o MOTOO preparou aqui um guia com detalhes de potência, desempenho, medidas, possíveis valores e concorrentes da Triumph Speed 400 (veja a ficha técnica da moto no final da reportagem).
Motor, potência e consumo
A Speed 400 está equipada com inédito motor monocilíndrico, de refrigeração líquida, com 4 válvulas. Ele rende 40 cavalos a 8.000 rpm e 3,82 kgfm de torque a 6.500 rpm, o mesmo desempenho visto da Scrambler 400 X.
PUBLI – Bajaj Dominar 200 2023: qual o preço e onde comprar?
De acordo com a empresa, este propulsor foi desenvolvido para otimizar a inércia em pilotagens de baixa velocidade. Além disso, seu sistema de acionamento de válvulas utiliza balancim de massa otimizada e revestimento DLC (Diamond Like Carbon), o que resulta em baixo atrito e rápida elevação de rotação e desempenho do motor, segundo a Triumph. Dados de consumo e velocidade máxima na Speed 400 2024 não foram divulgados em um primeiro momento.
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Chassi e freios
A moto é consideravelmente leve, com 170 kg em ordem de marcha. O modelo conta com braço oscilante de alumínio, enquanto a suspensão dianteira é do tipo invertida, com 43 mm de diâmetro, e acabamento dourado nas bengalas – o curso na frente é de 140 mm. Para a traseira a empresa equipou a moto com amortecedor monochoque, com reservatório a gás, e ajuste de pré-carga.
O sistema de freios é composto por disco de 300 mm, na dianteira, e 230 mm, na parte traseira. Ambos os eixos contam com sistema ABS. Para a Speed, o dispositivo antitravamento não é desligável, como no caso da Scrambler. Suas rodas são de liga-leve, de 17 polegadas, ressaltando a pegada mais urbana. Os peneus são Metzeler Sportec M9RR.
Tecnologia
A Speed 400 2024 conta com pacote eletrônico interessante para sua faixa de cilindrada. De série, a moto tem controle de tração, acelerador eletrônico, embreagem assistida e deslizante, além do já mencionado ABS de dois canais. Sua iluminação é toda de LED, incluindo o DRL. O painel de instrumentos, por sua vez, é digital LCD, mas o velocímetro é do tipo analógico.
Para comodidade, a moto está equipada com tomada USB-C para recarregamento dos smartphones. A moto possui trava de direção e um imobilizador anti-furto de série, além de chip transponder integrado na chave de ignição.
Cores, garantia e revisões
O modelo será oferecido em 3 cores: Carnival Red (vermelho), Caspian Blue (azul) e Phantom Black (preto). Sua garantia é de 2 anos, enquanto o intervalo de revisões é de 16 mil km.
Preço e mercado
O valor da Speed 400 2024 ainda não foi divulgado pela Triumph, mas será o modelo mais acessível da marca no Brasil. A empresa afirmou que o modelo terá “preço imbatível”. Desenvolvida em parceria com a Bajaj, a Speed 400 será uma opção a quem procura modelos da Royal Enfield de aspecto clássico. A futura nova linha 450 da RE deve ser a principal rival das Triumph 400, mas os novos modelos britânicos também podem roubar clientes das BMW G 310 R e G 310 GS, por exemplo.
Acreditamos que a linha Triumph 400 deve ser oferecida com preços na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Na Índia, a Speed 400 também deve competir com a inédita Harley-Davidson X440, desenvolvida em parceria com a Hero, uma moto que ainda não tem previsão de venda no Brasil.
O que achou da moto? Comente em nossas redes sociais!
FICHA TÉCNICA – Triumph Speed 400 2024 |
PREÇO | Não divulgado |
MOTOR | 1 cilindro, 398,15 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
REFRIGERAÇÃO | Líquida |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 40 cavalos a 8.000 rpm |
TORQUE | 3,82 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 89,0 mm x 64,0 mm |
COMPRESSÃO | 12:1 |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.056 mm |
LARGURA | 795 mm |
ALTURA | 1.075 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.377 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não divulgado |
ALTURA DO ASSENTO | 790 mm |
PESO (ordem de marcha) | 170 kg |
TANQUE | 13 litros |
FREIOS | ABS de 2 canais |
FREIO DIANTEIRO | Disco fixo de 300 mm, pinça radial de quatro pistões |
FREIO TRASEIRO | Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante |
PNEU DIANTEIRO | 110/70 R17 |
PNEU TRASEIRO | 150/60 R17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo de 43 mm invertidos. Curso de 140 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | RSU de monochoque a gás com reservatório externo e ajuste de pré-carga. Curso de 130 mm |
CORES | Vermelho, azul e preto |
Fonte: motoo