As Triumph Scrambler 400 X e Speed 400 foram oficialmente apresentadas nesta terça-feira, 27 de junho, na Inglaterra. Feitos em parceria com a indiana Bajaj, os modelos estão confirmados para vir ao Brasil, segundo apurou o MOTOO diretamente com a marca inglesa. Data de lançamento e preço para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados. Scrambler 400X e Speed 400 se tornam as motos mais baratas da Triumph na atualidade, e também as de pilotagem mais acessível.
Em sua base está um inédito moto de 400 cc com refrigeração líquida de 40 cavalos. Mantendo o DNA clássico das Triumph, estas duas motos contam com suspensão dianteira da tipo invertida. Feita na Índia juntamente com a Bajaj, essa nova linha da Triumph já nasce como um concorrente das Royal Enfield. Por suas especificações mais premium, devem ser rivais da futura Himalayan 450. Vídeo:
FOTOS: veja detalhes de Scrambler 400 X e Speed 400
O valor de Scrambler 400 X e Speed 400 será “imbatível”, disse a Triumph, mas ainda não o revelou de fato. A fabricante garantiu que o preço será competitivo em relação à concorrência. Suas vendas vão ter início na Índia a partir de julho, enquanto os demais mercados receberão as motos a partir de 2024, o que deve incluir o Brasil.
Pacote bem completo para a categoria
O pacote para as Triumph de entrada inclui controle de tração, acelerador eletrônico e ABS de dois canais (desligável na Scrambler 400X). Sua embreagem é assistida e toda a iluminação é de LED. Por sua vez, o painel é de LCD e há entrada USB-C na moto.
Diferenças entre Scrambler 400 X e Speed 400
A base é a mesma para as duas Triumph 400, mas algumas alterações mudam a proposta de cada moto. Na Speed 400 nós temos uma motocicleta mais roadster com proposta urbana. Sua rodas são de liga-leve, de 17 polegadas, com banco inteiriço e o retrovisor saindo da ponta do guidão. Seu escape é todo cromado também.
Para a Scrambler 400 X temos um modelo de aspecto mais aventureiro, com protetor de farol, protetores de mão e assento bipartido. Seu escapamento tem acabamento preto e a roda dianteira é maior: de 19 polegadas, mas mantendo a liga-leve. O retrovisor, por sua vez, está fixado antes da manopla.
Ambas motos estão equipadas com suspensão invertida, com acabamento dourado na dianteira, com 43 mm de diâmetro, e monoshock a gas na traseira, mas con diferenças de curso. A Scrambler 400 X tem 150 mm de curso, na dianteira e na traseira, enquanto a Speed 400 possui 140 mm e 130 mm, respectivamente.
Os freios são ABS nas duas motos e com disco nas duas rodas, mas a Scrambler tem um spec superior na dianteira com 320 mm, frente a 300 mm da Speed, enquanto na traseira a marca utiliza disco de 230 mm nos dois casos. Para os pneus a Triumph equipou a Scrambler com Metzeler Karoo Street, enquanto a Speed conta com o Metzeler Sportec M9RR.
O tanque é de 13 litros para as Triumph 400, com a Scrambler sendo um pouco mais pesada no geral, com 179 kg (peso seco), contra 170 kg da Speed.
Motor e desempenho
Speed 400 e Scrambler 400 X estão equipadas com um inédito motor monocilíndrico, de 389,15 cc, com refrigeração líquida. Não é o mesmo da Dominar 400 pois suas especificações são diferentes, o da Bajaj tem 373,3 cc. Este novo propulsor rende 40 cavalos de potência a 8.000 rpm e 3,82 kgfm de torque a 6.500 rpm.
Possui 4 válvulas e trabalha em conjunto com câmbio de 6 marchas. O sistema de embreagem é assistido, deixando mais leve o acionamento, e também com sistema deslizante, evitando o travamento das rodas nas reduções de marchas.
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Fonte: motoo