A divisão tailandesa da Toyota apresentou na última quinta-feira (9) uma interessante atualização para o Yaris comercializado localmente. A movimentação merece ser acompanhada de perto por nós aqui no Brasil, uma vez que o Yaris produzido em Sorocaba (SP) compartilha o mesmo projeto com o hatch asiático.
Antes de falarmos especificamente das evoluções para o dois volumes, é importante lembrarmos que o Yaris sedã vendido na Ásia estreou, em 2022, sua nova geração. Batizado de Yaris Ativ, o sedã é baseado em uma arquitetura bem mais moderna (DNGA) e conta, inclusive, com opção de propulsão híbrida.
O Yaris hatchback, por sua vez, não aparenta contar com um sucessor propriamente dito nos planos da Toyota.
Logo, talvez para não sair da categoria de maneira abrupta, a marca optou por realizar um bom “banho de loja” no hatch para mantê-lo competitivo por mais algum tempo.
Futuramente o hatch poderá ser substituído por um crossover pequeno, projeto que inclusive deve interessar ao Brasil.
Voltando ao Yaris 2023 apresentado na Tailândia, como é possível notar nas imagens o hatch passou a contar com uma dianteira totalmente revista, com novos faróis, grade e para-choque.
A parte traseira recebeu um novo para-choque e, para o perfil, a Toyota apenas promoveu a aplicação de rodas de liga leve com novo design.
É interessante salientar que os faróis passaram a contar com sistema de iluminação por LED, algo que está se tornando cada vez mais comum nos carros modernos e ainda não figura na gama Yaris nacional.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Por dentro, o Yaris 2023 tailandês passou a contar com uma revisão dos plásticos e outros materiais utilizados na cabine, adotando elementos de melhor qualidade percebida. Uma melhora relevante foi a atualização da tela da central multimídia, que ganha uma posição destacada no centro do painel e conta com 8”, tamanho condizente com aparelhos mais modernos.
Outro ganho relevante para o hatch fica para a atualização do sistema Toyota Safety Sense de assistentes de condução. As versões superiores do hatch passam a contar com monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro, itens ausentes no Yaris nacional, por exemplo.
De forma oficial, como já reportado por nós, a Toyota não confirma quaisquer perspectivas de mudanças para o Yaris nacional, o qual, inclusive, estreou melhorias há pouco mais de um ano.
É importante levarmos em conta que a fabricante deixou claro que investirá cada vez mais em veículos eletrificados no Brasil, inclusive com opções mais acessíveis em relação ao Corolla e ao Corolla Cross.
Portanto, pode ser que no longo prazo o Yaris de fato abra espaço para um modelo mais competitivo a ser produzido na planta de Sorocaba ou, quem sabe até, até o próprio Yaris Ativ. Vamos acompanhar.
Fonte: autoo