O Brasil é um país onde os sedãs compactos fazem sucesso. Vários modelos são fabricados por aqui. Dentre todos estes carros, o Toyota Yaris Sedan e o Honda City Sedan são duas alternativas aos modelos mais vendidos. Ambos possuem um bom espaço interno e são bem equipados. Mas qual deles possui a melhor versão topo de linha?
Qual é o melhor sedã: Toyota Yaris ou Honda City?
Estes são dois modelos que estão custando acima dos R$ 115 mil. O Toyota Yaris Sedan XLS, por exemplo, custa a partir de R$ 118.690. Agora, por R$ 130.900, o cliente pode levar um Honda City Touring. Apesar da diferença de preço, os dois modelos possuem algumas semelhanças, como o fato de possuírem uma versão hatch.
Além disso, ambos foram renovados recentemente. No caso, o Toyota Yaris Sedan, que surgiu originalmente em 2018, passou por uma reestilização nos primeiros meses de 2022 e ficou mais moderno. Este carro (e sua versão hatch) ganhou uma grade dianteira nova. Enquanto isso, o para-choque ganhou um desenho novo e possui formato trapezoidal.
VEJA TAMBÉM
Nesta versão, a região conta com malha do tipo colmeia. Já o conjunto óptico também merece destaque. Os faróis dianteiros contam com luzes de condução diurna em LED. O modelo mais completo da linha traz faróis de neblina em LED. Na lateral, o veículo vem com rodas de liga leve de 15 polegadas (acabamento Dual Tone preto e prata).
A parte traseira do carro não foi alterada. Já o caso do novo Honda City Sedan é diferente. Este carro ganhou uma nova geração no ano passado. Com isso, o modelo ganhou um novo visual e ficou mais próximo de outros sedãs da marca. A parte dianteira traz como destaque uma barra na região da grade dianteira. Já o para-choque é novo.
Os faróis deste carro são em Full LED. Este é um item que está presente apenas nesta versão top de linha. Nesta configuração, o carro da Honda vem equipado ainda com rodas de liga leve de 16 polegadas com detalhes diamantados. Já a traseira conta com lanternas de LED, que invadem a região da tampa do porta-malas.
Dimensões
Estes dois modelos são integrantes da categoria dos sedãs compactos. O Toyota Yaris Sedan mede 4.425 mm de comprimento, 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de entre-eixos. Enquanto isso, o Honda City mede 4.549 mm de comprimento, 1.477 mm de altura, 1.748 mm de largura e 2.600 mm de entre-eixos.
Isso signifca que o carro feito em Itirapina-SP só perde na altura. Além disso, o mesmo possui um porta-malas maior: 519 litros do City contra 473 litros do Yaris Sedan.
Conjunto mecânico e consumo dos carros
Ambos os veículos contam com um motor de 1.5 litros. O Toyota Yaris Sedan XLS está equipado com o propulsor 1.5 Dual VVT-i Flex. Este propulsor pode render uma potência máxima de 110 cv e um torque máximo de 14,9 kgfm. A transmissão é uma automática do tipo CVT com modo sequencial (sete velocidades).
Já o Honda City Touring traz debaixo do capô um motor 1.5 DOHC i-VTEC Flex, que pode gerar 126 cv de potência máxima e 15,8 kgfm de torque máximo. O propulsor está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT. Neste caso, o modelo da Honda é o mais potente entre os dois. Além disso, é o que possui um consumo melhor.
Veja abaixo os números de consumo dos modelos
- Toyota Yaris Sedan = 12,9 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol) na cidade; 14,7 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol) na estrada
- Honda City Sedan = 13,1 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol) na cidade; 15,2 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol) na estrada
Equipamentos
O Toyota Yaris Sedan XLS vem de série com sete airbags, assistente de pré-colisão, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, câmera de ré, freios ABS com EBD, alerta de mudança de faixa, ar-condicionado, computador de bordo (tela TFT de 4,2 polegadas) e controle de velocidade de cruzeiro.
Este modelo também traz direção eletroassistida progressiva, desembaçador do vidro traseiro, central multimídia Toyota Play de sete polegadas, teto solar com função antiesmagamento, duas entradas USB, Start Button/Push Start, sistema Smart Entry e entre outros.
Já o Honda City Sedan Touring sai de fábrica com seis airbags, freios ABS com EBD, assistente de estabilidade e tração, ISOFIX, câmera de ré, Honda LaneWatch, alerta de pressão dos pneus, Hill Start Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, vidros elétricos e piloto automático.
O três volumes ainda conta com ar-condicionado digital automático, espelho retrovisor fotocrômico, função Start/Stop, volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, central multimídia de oito polegadas, painel de instrumentos digital de sete polegadas, controle de cruzeiro adaptativo, Lane Keeping Assist System e entre outros.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Conclusão – Fique com o Honda City Sedan
Assim sendo, temos aqui dois sedãs compactos japoneses que podem ser alternativas aos modelos mais vendidos do mercado. Entretanto, é o Honda City Sedan Touring que vence este comparativo. Apesar do preço, que é um ponto negativo, o carro conta um conjunto mecânico mais potente e eficiente. Destaque também para os equipamentos.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui