O mercado de furgões brasileiro vai crescer no ano que vem e com um novo participante. É que a Toyota anunciou o começo da montagem do Hiace, um concorrente para modelos como Fiat Ducato e Renault Master.
O veículo utilitário será produzido na mesma fábrica que hoje faz Hilux e SW4 na Argentina. E a montadora já confirmou que o destino de parte de sua produção será o Brasil.
A van vai compartilhar peças com os carros já produzidos na mesma linha, ou seja, aproveitar o conjunto mecânico da Hilux com motor 2.8 turbodiesel de 177 cv na versão furgão e de 163 cv na de passageiros.
A picape chegará ao Brasil com 204 cv. A transmissão será automática de seis marchas nas duas versões do Hiace.
Montagem em CKD
O furgão, diz a Toyota, terá espaço para 9,3 m³ de carga. Já o Hiace de passageiros vai poder levar 14 pessoas contando com o motorista.
O Hiace é vendido na Argentina desde 2019 com unidades importadas do Japão. Para começar a montagem local em regime CKD, a Toyota investiu US$ 50 milhões (cerca de R$ 243 milhões) na fábrica de Zárate. A produção inicial será de 4.000 unidades por ano, podendo chegar a 10 mil unidades. No total, a unidde produz 182 mil carros por ano em três turnos.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
O governo local precisou criar uma regra especial para a marca poder importar as peças do Japão e exportar aos países vizinhos com o carro montado. Em troca, a Toyota precisaria gerar ao menos 800 novos empregos.
Fonte: autoo