Atualmente nos mercados brasileiro e global, a indústria automobilística disponibiliza alguns tipos de tecnologia de motorização. Porém uma configuração recente, implementada primeiramente pela Toyota, promete ganhar o país nos próximos anos.
Toyota é a pioneira em tecnologia de motorização no país
Recentemente, várias montadoras com atuação no Brasil anunciaram movimentos que vão de encontro a tecnologia híbrido-flex para os futuros lançamentos.
A tecnologia combina a motorização tradicional flex a combustão (etanol e gasolina) com a eletrificação do powertrain, diferente da híbrida mais comum que utiliza apenas gasolina com eletricidade.
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Nesse sentido, quem de fato, lançar modelos com este tipo de motorização terá um adversário consolidado no segmento, a Toyota.
Desde 2013, a montadora japonesa passou a comercializar veículos com este tipo de tecnologia, com o pioneiro Toyota Prius. Porém, foi através do Corolla híbrido-flex, sedã consagrado da marca, que a tecnologia ficou mais popular.
A versão lançada há quatro anos fez parte da 12ª geração do sedã e foi o primeiro com essas características no mundo, desenvolvido no Brasil e no Japão, sede da montadora.
Antes disso, o tradicional modelo só era comercializado por aqui com motorização flex, o que reforça tamanho passo dado pela Toyota, que ainda serve de inspiração, passados esses anos.
Concorrência está chegando
Se até então a Toyota reina sozinha como a única desenvolvedora da tecnologia híbrida-flex no país, este cenário não permanecerá por muito tempo.
Isso porque montadoras como a Volkswagen, GWM e o Grupo Stellantis das montadoras Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, já anunciaram que pretendem colocar no mercado muito em breve, modelos com a mesma configuração.
Atualmente os únicos modelos híbrido-flex disponíveis no Brasil são: Toyota Corolla Altis (sedã) e Corolla Cross (SUV).
Os modelos inclusive foram os veículos elétricos mais vendidos do mercado brasileiro em abril de 2023, com 1037 (Corolla Cross) e 529 (Corolla Altis).
O segmento de elétricos, impulsionada principalmente pela Toyota no país, vive o seu melhor momento na história.
Só no primeiro quadrimestre do ano, já são 19.579 emplacamentos, isso corresponde a cerca de 40% do volume total de vendas de 2022 (melhor ano da história do segmento no país) antes mesmo da metade do período atual.
A expectativa é que 2023 seja o ano mais expressivo da categoria em toda sua história.
Tecnologia híbrido-flex
A sistema de motorização híbrido-flex implementado com pioneirismo pela Toyota se diferencia primeiramente por não ser plug-in.
Em outras palavras, a especificação não precisa de eletrificação através de tomadas, o que ocorre simplesmente conjunto híbrido através da própria queima dos combustíveis.
Além disso, a tecnologia promove o etanol como o principal ativo de combustão, dado a sua importância também para o meio ambiente.
Fonte: garagem360.com.br