Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Toyota lança Urban Cruiser, seu novo SUV elétrico, abandonando híbridos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Surpresa das boas no mundo automotivo: a Toyota, que sempre defendeu os híbridos, resolveu entrar no universo dos elétricos e apresentou o Urban Cruiser EV, seu mais novo SUV 100% elétrico. Parece que a marca japonesa está disposta a experimentar novos caminhos e o resultado é bem interessante.

VEJA TAMBÉM:

Toyota terá Corolla básico, de R$ 130 mil, para suprir fim do Yaris, diz site

O Urban Cruiser EV é baseado no conceito apresentado no ano passado, mas, com algumas mudanças. A frente ficou menos futurista, mas ainda mantém o estilo moderno, com uma grade fina e faróis desenhados. 

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Alta voltagem

Ele vem com painel digital de 10,25 polegadas
Ele vem com painel digital de 10,25 polegadas entre os principais itens de série do novo SUV elétrico
Imagem: Divulgação

Nas laterais, tem aquele visual que agrada os fãs de SUVs, com apliques de plástico preto que reforçam o ar robusto. Já na traseira, as lanternas continuam compridas e chamativas, mas o destaque mesmo é o para-choque parrudo. Além disso, também chamama atençãio as maçanetas escondidas na coluna traseira.

Comparando com o conceito, o Urban Cruiser EV é um pouco menor, 15mm a menos no comprimento e 20mm na largura, mas ganhou 20mm de altura. Resultado? Um porte equilibrado e espaço interno que promete agradar. Aliás, o entre-eixos de 2,70m garante conforto tanto para quem vai na frente quanto para os passageiros de trás.

Agora, vamos falar de coração elétrico, O SUV terá duas opções de bateria: uma de 49kWh e outra maior, de 61kWh. A potência varia de 144cv na versão de entrada até 174cv nas mais equipadas. 

E, para quem gosta de um off-road leve, haverá uma versão AWD, com tração nas quatro rodas, um motor extra no eixo traseiro e recursos como controle de descida e o tal do “Trail Mode” para encarar terrenos mais difíceis. Tudo isso com uma potência total de 184cv e 31 kgfm de torque.

O SUV terá duas opções de bateria: uma de 49kWh e outra maior, de 61kWh
O SUV terá duas opções de bateria: uma de 49kWh e outra maior, de 61kWh
Imagem: Divulgação

Por dentro, o Urban Cruiser EV é quase um clone do Suzuki e Vitara. Ele vem com painel digital de 10,25 polegadas, tela de infotainment de 10,1 polegadas, carregador de celular sem fio e até bancos traseiros deslizantes e reclináveis.

Versões mais completas terão sistema de som JBL, teto solar e um pacote de segurança, com ADAS (assistências à condução), seis airbags e câmera 360°.

A Toyota ainda não deu datas específicas para o Brasil, mas já sabemos que ele será fabricado na Índia e fará sua estreia global no Salão de Bruxelas, em janeiro de 2025. A marca promete anunciar os preços na Europa no terceiro trimestre do mesmo ano. Então, é esperar para ver se ele chega por aqui.

Yaris Cross: híbrido flex que chega em 2025

Toyota Yaris Cross 2025
Toyota Yaris Cross 2025 será um forte rival das versões mais equipadas de VW T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia
Imagem: Divulgação

Agora, o que é certeza que chega por aqui é o Toyota Yaris Cross, um híbrido flex esperado pelos brasileiros para 2025.

E não é para menos, com um design que lembra seus irmãos maiores, o Corolla Cross e até o RAV4, o Yaris Cross chega para competir com o Hyundai Creta, VW T-Cross e Chevrolet Tracker, mas trazendo o diferencial da tecnologia híbrida flex. 

Por que ele é tão esperado?

O Yaris Cross é compacto, mas sem abrir mão do espaço. Ele mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura, com um entre-eixos de 2,62 m. Isso garante um bom espaço interno. O porta-malas também não decepciona, com mais de 450 litros de capacidade.

No design, o SUV traz elementos que já conhecemos de outros modelos da Toyota, como o Corolla Cross e até o RAV4. A dianteira chama atenção com seus faróis de LED em formato irregular e a grade trapezoidal, enquanto a traseira tem um ar robusto que lembra SUVs maiores. 

Motorização híbrida flex e desempenho

A grande estrela do Yaris Cross, sem dúvida, é a sua motorização híbrida flex, algo inédito no segmento por aqui. O conjunto é formado por um motor 1.5 16V de ciclo Atkinson, combinado com um motor elétrico, entregando 116 cv de potência. Esse sistema garante um consumo surpreendente: até 30 km/l.

O modelo ainda é leve, com cerca de 1.150 kg, e usa um câmbio automático CVT. Vale lembrar que o tanque da versão híbrida é um pouco menor, com capacidade para 36 litros, enquanto as versões a combustão comportam 42 litros.

O Yaris Cross será produzido aqui mesmo no Brasil, na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Essa fabricação local pode ajudar a manter os preços mais competitivos. Os rumores indicam que o modelo a combustão terá preço inicial em torno de R$ 150 mil, enquanto a versão híbrida deve partir de R$ 165 mil

 

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.