Surpresa das boas no mundo automotivo: a Toyota, que sempre defendeu os híbridos, resolveu entrar no universo dos elétricos e apresentou o Urban Cruiser EV, seu mais novo SUV 100% elétrico. Parece que a marca japonesa está disposta a experimentar novos caminhos e o resultado é bem interessante.
VEJA TAMBÉM:
• Toyota terá Corolla básico, de R$ 130 mil, para suprir fim do Yaris, diz site
O Urban Cruiser EV é baseado no conceito apresentado no ano passado, mas, com algumas mudanças. A frente ficou menos futurista, mas ainda mantém o estilo moderno, com uma grade fina e faróis desenhados.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Alta voltagem
Nas laterais, tem aquele visual que agrada os fãs de SUVs, com apliques de plástico preto que reforçam o ar robusto. Já na traseira, as lanternas continuam compridas e chamativas, mas o destaque mesmo é o para-choque parrudo. Além disso, também chamama atençãio as maçanetas escondidas na coluna traseira.
Comparando com o conceito, o Urban Cruiser EV é um pouco menor, 15mm a menos no comprimento e 20mm na largura, mas ganhou 20mm de altura. Resultado? Um porte equilibrado e espaço interno que promete agradar. Aliás, o entre-eixos de 2,70m garante conforto tanto para quem vai na frente quanto para os passageiros de trás.
Agora, vamos falar de coração elétrico, O SUV terá duas opções de bateria: uma de 49kWh e outra maior, de 61kWh. A potência varia de 144cv na versão de entrada até 174cv nas mais equipadas.
E, para quem gosta de um off-road leve, haverá uma versão AWD, com tração nas quatro rodas, um motor extra no eixo traseiro e recursos como controle de descida e o tal do “Trail Mode” para encarar terrenos mais difíceis. Tudo isso com uma potência total de 184cv e 31 kgfm de torque.
Por dentro, o Urban Cruiser EV é quase um clone do Suzuki e Vitara. Ele vem com painel digital de 10,25 polegadas, tela de infotainment de 10,1 polegadas, carregador de celular sem fio e até bancos traseiros deslizantes e reclináveis.
Versões mais completas terão sistema de som JBL, teto solar e um pacote de segurança, com ADAS (assistências à condução), seis airbags e câmera 360°.
A Toyota ainda não deu datas específicas para o Brasil, mas já sabemos que ele será fabricado na Índia e fará sua estreia global no Salão de Bruxelas, em janeiro de 2025. A marca promete anunciar os preços na Europa no terceiro trimestre do mesmo ano. Então, é esperar para ver se ele chega por aqui.
Yaris Cross: híbrido flex que chega em 2025
Agora, o que é certeza que chega por aqui é o Toyota Yaris Cross, um híbrido flex esperado pelos brasileiros para 2025.
E não é para menos, com um design que lembra seus irmãos maiores, o Corolla Cross e até o RAV4, o Yaris Cross chega para competir com o Hyundai Creta, VW T-Cross e Chevrolet Tracker, mas trazendo o diferencial da tecnologia híbrida flex.
Por que ele é tão esperado?
O Yaris Cross é compacto, mas sem abrir mão do espaço. Ele mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura, com um entre-eixos de 2,62 m. Isso garante um bom espaço interno. O porta-malas também não decepciona, com mais de 450 litros de capacidade.
No design, o SUV traz elementos que já conhecemos de outros modelos da Toyota, como o Corolla Cross e até o RAV4. A dianteira chama atenção com seus faróis de LED em formato irregular e a grade trapezoidal, enquanto a traseira tem um ar robusto que lembra SUVs maiores.
Motorização híbrida flex e desempenho
A grande estrela do Yaris Cross, sem dúvida, é a sua motorização híbrida flex, algo inédito no segmento por aqui. O conjunto é formado por um motor 1.5 16V de ciclo Atkinson, combinado com um motor elétrico, entregando 116 cv de potência. Esse sistema garante um consumo surpreendente: até 30 km/l.
O modelo ainda é leve, com cerca de 1.150 kg, e usa um câmbio automático CVT. Vale lembrar que o tanque da versão híbrida é um pouco menor, com capacidade para 36 litros, enquanto as versões a combustão comportam 42 litros.
O Yaris Cross será produzido aqui mesmo no Brasil, na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Essa fabricação local pode ajudar a manter os preços mais competitivos. Os rumores indicam que o modelo a combustão terá preço inicial em torno de R$ 150 mil, enquanto a versão híbrida deve partir de R$ 165 mil.
Fonte: autoo