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Carros & Motos

Toyota Hilux Champ: descubra a robusta picape com design retrô perfeita para o trabalho

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Uma picape simples ao extremo com o objetivo de ser barata para que seja usada para trabalhar. Essa é a proposta da Toyota Hilux Champ, que é baseada no conceito IMV 0 e Rangga Concept, que já foi flagrada em testes na Ásia em forma próxima à de produção.

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O visual é o mais atrativo no utilitário que, se chegar ao Brasil, deve brigar com modelos como Kia Bongo e Hyundai HR. A frente é inspirada no Land Cruiser dos anos 60 e 70 que foi fabricado no Brasil como Toyota Bandeirante.

As linhas clássicas se repetem nas laterais com ângulos retos. Há somente a de cabine simples, por enquanto, com possibilidades para diversos implementos, como guincho, caçamba, baú, entre outros.

O chassi é o mesmo da Hilux atual, ou seja, sem grandes inovações mecânicas justamente para segurar o preço. A tração pode ser traseira ou 4×4 e a suspensão usa os tradicionais feixes de mola. 

A imprensa asiática diz que a caminhonete será apresentada na semana que vem com as vendas se iniciando ainda neste ano. A Toyota diz que a Hilux Champ será voltada a mercados emergentes, o que movimentou boatos de que seria também fabricada na Argentina para abastecer também o mercado brasileiro.

Toyota Hilux Champ em testes na Ásia
Toyota Hilux Champ em testes na Ásia,sem disfarces e praticamente pronto para ser lançado
Imagem: Reprodução/Instagram

A motorização ainda é indefinida. Alguns sites estrangeiros contam já ter andando em uma unidade com motor 2.0 a gasolina de 137 cv. Por aqui poderíamos esperar uma motorização diesel, com chances até de ser o mesmo 2.8 da Hilux, mas com potências e torques reduzidos.

O Toyota Bandeirante feito no Brasil

Toyota Bandeirante
Toyota Bandeirante foi fabricado no Brasil até 2001, inclusive na versão picape, com chassi longo
Imagem: Divulgação

Montado no Brasil em 1958 como Land Cruiser FJ-251(Série J5) e  depois nacionalizado em 1962, foi baseado no modelo asiático cuja produção durou até 2001 devido à inviabilidade de substituição do obsoleto motor Toyota 14B que já não se enquadrava mais nas novas normas de emissões de poluentes.

Assim, o Land Cruiser brasileiro passou a ser a série J5, em contraste com a série J4 japonesa. Mas a série J5 do Land Cruiser brasileiro era diferente da série J5 do Land Cruiser japonês, uma perua longa com quatro portas que nos anos 60 foi produzida principalmente para o mercado norte-americano, onde obteve um considerável sucesso.

A produção do Toyota Bandeirante no Brasil foi encerrada em novembro de 2001. Nesse período, foram produzidas no país 103.750 unidades, ou 104.621 se somadas as unidades fabricadas em CKD.

 

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Fonte: autoo

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