Apresentado em fevereiro, o BMW iX5 Hydrogen completou uma rodada intensiva de testes em clima quente nos Emirados Árabes Unidos.
O sistema de propulsão por célula de combustível do carro teve um desempenho que impressionou, face a temperaturas que chegaram aos 45°C, bem como areia, poeira e flutuações significativas na humidade. Saiba mais sobre os testes.
Ambiente hostil dos Emirados Árabes exige o máximo do BMW iX5 Hydrogen
O sistema de célula de combustível altamente eficiente, os dois tanques de hidrogênio, o motor elétrico e a bateria de alta potência, assim como a unidade central de controle, foram colocadas à prova durante os testes do BMW iX5 Hydrogen nos Emirados Árabes Unidos.
A equipe de desenvolvimento baseada em Munique, na Alemanha, examinou tanto a funcionalidade de todos os sistemas eléctricos sob condições extremas como o fornecimento da potência de refrigeração para permitir o desempenho total do veículo.
O iX5 Hydrogen conseguiu garantir a dinâmica de condução pela qual a BMW é reconhecida.
BMW iX5 Hydrogen dá a volta ao mundo
Unidade da frota piloto do BMW iX5 Hydrogen estão atualmente em ação na Europa, Japão, Coreia, China, EUA e Oriente Médio.
O objetivo é destacar a usabilidade diária dos veículos movidos a hidrogênio e, além disso, adquirir conhecimentos importantes para o desenvolvimento de um modelo produzido em série.
O BMW Group também utiliza a frota piloto para fornecer apoio ao desenvolvimento de uma infraestrutura de reabastecimento que possa ser utilizada com tecnologia de reabastecimento de 700 bar de pressão em todas as categorias de veículos – desde automóveis de passageiros até ônibus e veículos pesados.
“As sinergias entre diferentes áreas de aplicação também oferecem uma margem importante para o desenvolvimento de uma forte rede de fornecedores na tecnologia do hidrogênio e para a redução de custos”, destaca o fabricante.
O BMW iX5 Hydrogen combina capacidade de longa distância e paradas curtas para reabastecimento com uma condução localmente livre de emissões.
Desde que a estrutura relevante esteja em vigor, a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem o potencial de servir como outro pilar no futuro portfólio de sistemas de propulsão do Grupo BMW.
Alta potência e grande autonomia
O BMW iX5 Hydrogen possui um sistema de célula de combustível que gera uma potência de 125 kW (o equivalente a 170 cv) e uma unidade de propulsão altamente integrada que utiliza a tecnologia BMW eDrive de quinta geração – o motor elétrico, a transmissão e a eletrónica de potência estão agrupados numa caixa compacta.
A potência total do sistema de transmissão é de 295 kW (401 cv). O hidrogênio necessário para alimentar a célula de combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).
Juntos, esses tanques podem conter cerca de seis quilos de hidrogênio.
Essa capacidade de armazenamento dá ao veículo uma autonomia de 504 km no ciclo WLTP.
Fonte: garagem360.com.br