O Latin NCAP, entidade independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina, trouxe à tona uma preocupante disparidade dos carros vendidos na Argentina e Chile. Em um teste de segurança dois modelos da Peugeot receberam “zero estrelas”.
Teste de segurança zera avaliação
Os modelos Peugeot Partner Patagônica e Peugeot Rifter foram avaliados em um teste de colisão frontal.
Os dois carros, comprados anonimamente na Argentina e no Chile, respectivamente, evidenciando um duplo padrão da empresa.
O intuito foi apresentar as diferentes estruturais e tecnológicas gritantes entre os dois carros, já que o mercado europeu, o Rifter é considerado o sucessor das versões de passageiros do Partners.
Apesar das duas gerações de diferença entre o Rifter e o antigo Partner vendido e produzido na Argentina.
O Peugeot Partner Patagônica conta apenas com dois airbags frontais, bem como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de segurança padrão.
De acordo com o Latin Ncap, o modelo produzido desde 1990 não oferece os recursos de segurança adequados.
Durante o teste de colisão, o dummy (boneco que imita a forma humana) do motorista adulto médio do Partiner não apresenta proteção satisfatória no tórax e no pescoço, além de uma estrutura instável. Assim como o dummy feminino pequeno, que também mostrou proteção inadequada no tórax e no pescoço.
Por outro lado, o Peugeot Rifter europeu oferece uma proteção maior. O modelo conta com seis airbags e controle de estabilidade como item de série, dessa forma demonstrou uma estrutura estável.
Diferente do antecessor, o dano ao dummy ao motorista adulto médio não representa grave risco.
Além disso, os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) instalados no Rifter, utilizando as ancoragens ISOFIX e virados para trás, ofereceram uma proteção total para o dummy de um ano e médio, e boa proteção para o dummy de três anos.
Assista o teste de colisão
Lacuna não deveria existir
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP e do Global NCAP, disse:
“Este resultado alarmante, para um veículo desenvolvido há mais de 25 anos e ainda vendido como novo na Argentina, põe em dúvida a liderança global da Peugeot em segurança veicular”.
De acordo com o secretário, os direitos de segurança não estão sendo respeitados. Ele finaliza dizendo que todos os consumidores, independente de onde moram, têm direito ao mesmo padrão de segurança veicular.
Fonte: garagem360.com.br