Desde a zero hora desta segunda-feira (26), as tarifas de pedágio estão mais caras em Santa Catarina. A tarifa básica no trecho da Arteris Litoral Sul passa a ser de R$ 4,70. O novo valor é válido para as cinco praças de pedágio do trecho administrado e o reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme deliberação publicada na edição de sexta-feira (23) do Diário Oficial da União.
Confira as novas tarifas de pedágio em Santa Catarina
A deliberação da ANTT também aprovou o 4º Termo Aditivo ao Contrato de concessão – com novos itens no cronograma físico financeiro para duas passagens superiores da obra do Contorno de florianópolis (passagem superior Aririú/Palhoça e passagem superior do trevo de interseção sul com a BR-101/SC) – tratam-se de obras já em andamento, sem alteração de projeto.
Além disso, esse aditivo também autoriza a construção do novo Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros – a ser edificado no km 220 da BR-101/SC em Palhoça (antiga praça de pedágio).
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Tarifas de pedágio estão mais caras em Santa Catarina; veja novos valores
Desde a zero hora desta segunda-feira (26), as tarifas de pedágio estão mais caras em Santa Catarina. A tarifa básica no trecho da Arteris Litoral Sul passa a ser de R$ 4,70. O novo valor é válido para as cinco praças de pedágio do trecho administrado e o reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme deliberação publicada na edição de sexta-feira (23) do Diário Oficial da União.
Confira as novas tarifas de pedágio em Santa Catarina
A deliberação da ANTT também aprovou o 4º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão – com novos itens no cronograma físico financeiro para duas passagens superiores da obra do Contorno de Florianópolis (passagem superior Aririú/Palhoça e passagem superior do trevo de interseção sul com a BR-101/SC) – tratam-se de obras já em andamento, sem alteração de projeto.
Além disso, esse aditivo também autoriza a construção do novo Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros – a ser edificado no km 220 da BR-101/SC em Palhoça (antiga praça de pedágio).
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O reajuste considera as revisões contratuais para recompor o equilíbrio econômico financeiro do contrato e a correção frente à inflação, tendo como base o IPCA com percentual positivo de 10,38% – da mesma forma que ocorre em concessões em outros Estados, como São Paulo, onde os pedágios também ficaram mais carosem dezembro. A data-base do contrato é 22 de fevereiro de 2022.
Veja como ficou a tabela das tarifas de pedágio:
Saiba mais sobre as tarifas de pedágio
A tarifa de pedágio é uma contrapartida do contrato de concessão assinado em 2008 entre a ANTT e a Arteris Litoral Sul. Além da operação das rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC no trecho que liga as capitais Florianópolis-SC e curitiba-PR, o contrato de concessão viabiliza investimentos com obras relevantes e uma série de melhorias para o trecho administrado.
Desde 2008, a Arteris Litoral Sul já investiu cerca de R$ 5 bilhões no trecho sob concessão, com destaque para a construção de:
- 86 km de vias marginais;
- 57,5 km de terceiras faixas;
- 35 passarelas;
- 15 trevos;
- duas áreas de escape;
- 200 km de iluminação;
- 4 novas pontes – além de 35 pontes reformadas.
O reflexo positivo foi observado, por exemplo, na melhoria da segurança viária, com redução de 21,5% das fatalidades por acidentes de trânsito entre os anos de 2010 e 2021, segundo dados da Arteris.
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Além disso, a concessionária realiza, neste momento, a maior obra rodoviária em andamento no Brasil – o Contorno de Florianópolis, com investimento de R$ 3,7 bilhões e conclusão prevista para dezembro de 2023.
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Fonte: garagem360.com.br