O futuro da mobilidade elétrica no Brasil foi tema de debate realizado em Brasília nesta quarta-feira (14) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Durante a programação, a Stellantis, maior fabricante de veículos da América do Sul, expôs o seu portfólio elétrico, composto por sete veículos, entre carros de passeio e comerciais leves.
Conheça o portfólio elétrico da Stellantis
O seminário “Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil” foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal. O evento abordou os desafios da eletrificação no cenário brasileiro comparativamente às experiências de países da Europa, Ásia, e América do Norte.
Além da exposição de carros elétricos, o evento da Anfavea contou com painéis de debates sobre experiências internacionais da mobilidade elétrica veicular, produção local de veículos elétricos e baterias, cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia, infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia e novas tecnologias e materiais usados na eletrificação.
“A eletrificação é um dos caminhos para se alcançar a descarbonização da mobilidade e os veículos elétricos se tornam uma tendência global, tanto para uso diário quanto para as atividades profissionais. A Stellantis acredita que a combinação do etanol com eletrificação é o caminho mais rápido e apropriado para o Brasil, por oferecer uma alternativa sustentável e acessível para uma crescente eletrificação da frota brasileira”, destacou o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa.
Veja a seguir os veículos que compões o portfólio elétrico da Stellantis.
Jeep Compass 4xe
O Jeep Compass S 4xe é um SUV híbrido plug-in (PHEV) que chegou ao mercado com a importante missão de estrear a gama eletrificada da marca no Brasil. O modelo reúne performance, tecnologia e sofisticação. Com eficiência e performance únicas, seus motores permitem uma potência combinada de 240 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O consumo urbano de combustível chega a 25,4 km/l. O Compass híbrido permite rodar cerca de 44 km de forma 100% elétrica, com recarga em menos de duas horas.
Fiat 500e
O compacto Fiat 500 (Cinquecento), um dos veículos mais icônicos da indústria automotiva mundial, na versão 500e foi o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat comercializado no Brasil. O modelo histórico, responsável pela mobilidade inteligente desde seu lançamento na Europa do pós-guerra, em 1957, “apresentou aos consumidores brasileiros como a Fiat está atenta às demandas da sociedade atual, que busca uma mobilidade sustentável, urbana, conectada e autônoma”, segundo a marca.
Fiat e-Scudo
O Fiat e-Scudo, é o primeiro utilitário 100% elétrico da marca no Brasil da Fiat e entrega autonomia de 330km, sendo a maior da categoria. Equipado com motor elétrico com 100 kW de potência (o equivalente a 136 cv) e 26,5 kgf.m de torque imediato, ele não emite CO2, ruídos ou vibrações, promovendo uma condução suave e sem choques. Outro destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos.
Peugeot e-208 GT
O hatch elétrico Peugeot e-208 GT trouxe mais sofisticação e tecnologia para a marca francesa. A versão simboliza a proposta da Peugeot em se destacar, especialmente, nos pilares do design e da eletrificação. O modelo pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga rápida de 100 kW (corrente contínua) e os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel.
Peugeot e-2008
O SUV Peugeot e-2008 oferece boa performance, graças a um motor que entrega 26,5 kgf.m de torque de forma quase instantânea e 136 cv de potência, com três diferentes modos de condução e uma bateria de alta performance que garante 345 km de autonomia e recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW).
Peugeot e-Expert
O Peugeot e-Expert é o segundo veículo elétrico da marca e representa a continuação da ofensiva de eletrificação da Peugeot para América do Sul. O utilitário chegou ao mercado brasileiro em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, capaz de garantir até 330km de autonomia em ciclo urbano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro).
Citroën ë-Jumpy
Protagonista no mercado de veículos utilitários leves, a Citroën materializa todo seu know-how global no Citroën ë-Jumpy, primeiro furgão médio 100% elétrico da marca no Brasil. Com uma autonomia de até 289 km (padrão Inmetro), o utilitário elétrico pode ser conduzido por pessoas habilitadas com CNH de categoria B.
Fonte: garagem360.com.br