Amigos e rivais. Parece nome de novela mexicana, mas é a joint venture entre Toyota e BYD. Juntas desenvolveram o sedã elétrico Toyota bZ3, que traz o melhor de dois mundos: arquitetura da Toyota com motor e bateria da BYD.
Este é o segundo modelo para o mercado chinês da BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD. (BTET) – FAW Toyota Motor Co, ou apenas FAW Toyota, responsável pela produção e comercialização do sedã.
bz3 é sedã elétrico da Toyota com Cara de Corolla e motor da BYD
É quase um Corolla elétrico, uma vez que é construído sobre a plataforma e-TNGA. Mas o bZ3 é ligeiramente maior que as versões vendidas no Brasil: 4,73 m de comprimento (7 cm maior), 1,82 m de largura (4 cm a mais), 1,48 m de altura (3 cm maior).
O que muda é o visual, que até lembra um pouco o concorrente Honda Civic. De acordo com a marca, o design é inspirado em um tubarão-martelo. Além disso, apresenta uma “silhueta descontraída”.
Como o foco são as famílias, o modelo foca no espaço interior mais confortável, com recursos digitais melhorados.
O destaque fica por conta do sistema Digital Island com um grande display central vertical e um console tipo bandeja.
Já a motorização é da BYD. São dois propulsores, um de 184 cv de potência e outro de 245 cv.
O sistema de eletrificação também é da marca chinesa. Trata-se de um uma bateria fosfato de ferro-lítio, associado às tecnologias de eletrificação da Toyota, que geram 71,4 kWh de capacidade e alcance de 600 km (modo CLTC).
A marca ressalta que a bateria e os sistemas de refrigeração, assim como o controle e monitoramento de segurança foram projetados especificamente para o sedã.
O intuito é criar um carro de alta qualidade, tecnológico, seguro e, acima de tudo, confiável.
Da China para a Europa
A princípio, o bZ3 estará disponível para o mercado chinês. É parte da estratégia da Toyota de preparar seus eletrificados para lançamento global, assim como fez com o Corolla.
O próximo passo é mandar o sedã para a Europa, onde vai concorrer com o Tesla Model 3 e o próprio BYD Seal. Se for bem recebido por lá, quem sabe não vem para o Brasil?
O preço inicial no mercado chinês é de US$ 30 mil (R$ cerca de 150 mil na conversão direta). Deve ser um preço semelhante na Europa ou um pouco mais caro, mas ainda assim, será competitivo.
Fonte: garagem360.com.br