Autorização concedida na última quinta-feira (28) pelo Ministério dos Transportes garante que a cidade de São Paulo tenha 17 avenidas com trechos de Faixa Azul para motos. Veja a seguir quais vias da capital paulista irão receber o projeto que visa reduzir acidentes envolvendo motociclistas.
Confira quais são os quatro novos trechos de Faixa Azul para motos em São Paulo
“Achamos fundamental estimular os municípios a tomar iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O ministro assinou a portaria que amplia a ação para quatro novos trechos, que adicionam mais 11 avenidas à Faixa Azul, e também renova as autorizações ao uso da sinalização nas seis avenidas que foram contempladas anteriormente.
“É compromisso nosso dar prioridade a projetos que são inovadores e apontam um caminho para reduzir as mortes no trânsito, além de proteger os mais vulneráveis, como motociclistas, ciclistas e pedestres“, ressaltou o titular da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo Catão.
Estas são as vias que passarão a ter a Faixa Azul para motos:
- Trecho 1 – Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
- Trecho 2 – Avenida brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
- Trecho 3 – Avenida Miguel Yunes;
- Trecho 4 – Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.
“Ter uma sinalização, um lugar digno para as motos andarem é um sonho realizado. Esperamos que, através dessa sinalização a gente possa vir a reduzir o número de acidentes e salvar vidas, que é o que a gente mais busca“, ressaltou o presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos, presente à cerimônia.
Relembre quais são os trechos já existentes
Implementada na capital paulista em meados do ano passado como projeto piloto, a Faixa Azul está hoje presente nas seguintes vias:
- Avenida 23 de Maio, no trecho entre Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km;
- Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de quatro quilômetros;
- Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão de dois quilômetros;
- Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, entre a via Marginal do rio Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de 8,5 quilômetros.
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Prefeitura de São Paulo deve cumprir requisitos
De acordo com a portaria do Ministério dos Transportes, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Senatran. As larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h, e de 1,20 metro para limite de velocidade de 60 km/h.
Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) deverá enviar trimestralmente à Senatran um relatório com as análises e conclusões do projeto Faixa Azul ao término do período experimental de um ano, com os seguintes dados:
- Quantidade de sinistros, feridos e mortes envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores a cada mês, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos cinco anos, incluindo o período experimental, englobando toda a via, suas faixas de rolamento, vias expressas e marginais e áreas de entrelaçamento;
- Informação sobre o volume diário médio classificado por categoria de veículo, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos cinco anos, incluindo o período experimental;
- Levantamento da velocidade operacional de cada faixa dos trechos relacionados, antes e após a intervenção;
- Relatório detalhando o comportamento do tráfego em faixas com diferentes larguras.
Fonte: garagem360.com.br