A Prefeitura de Salvador-BA inaugurou nesta segunda-feira (18) o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil. Localizado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, os equipamentos servem para uso exclusivo dos veículos elétricos desse modal.
Salvador tem agora o maior terminal público de recarga para ônibus elétricos do País
A obra, feita com recursos do município, teve um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. O terminal tem capacidade para carregar até 20 ônibus elétricos simultaneamente.
A nova estrutura tem dez estações, com capacidade para atender dois ônibus cada. Os pontos, com potência máxima de 160 kW/h cada, realizam a recarga completa dos veículos em até duas horas.
A localização do terminal, ao lado de uma das estações mais estratégicas do BRT, permite que os ônibus elétricos sejam recarregados mais facilmente, sem que precisem se deslocar até as garagens, que ficam distantes das linhas.
Com o maior terminal publico de recarga para ônibus elétricos, será possível realizar as chamadas ‘cargas de oportunidade’, que ocorrem nos horários de menor demanda da operação.
Dessa forma, além das recargas feitas no período noturno, os ônibus elétricos poderão realizar abastecimentos rápidos, nos períodos entre os picos da manhã e da tarde, retornando para a operação com 100% de suas baterias recarregadas para iniciar o período severo do final do dia.
Tradicional fabricante foi responsável pelas obras
As obras foram executada pela Nansen, uma das mais tradicionais fabricantes de medidores do mundo, fundada em 1930.
A empresa é referência também em tecnologia e soluções completas em medição de rede elétrica inteligente (smart grid) e em infraestrutura completa de recarga para mobilidade elétrica.
“Nesse projeto, a obra foi executada pela Nansen desde a infraestrutura civil para implantação do eletroterminal até a entrega da solução completa de recarga comissionada em operação. Nós daremos prosseguimento ao acompanhamento das operações por meio de nossa rede de suporte”, ressalta o gerente de Mobilidade Elétrica da Nansen, Flávio Pimenta.
Segundo Pimenta, a cidade contará com dez terminais de recarga para a frota de ônibus elétricos.
Os equipamentos têm a capacidade de recarregar 20 veículos elétricos, simultaneamente, em até três horas e trinta minutos.
“Em meio ao avanço da eletrificação veicular no País, a implantação do terminal de Salvador é uma tendência que deverá ocorrer nos principais centros urbanos do Brasil”, afirma.
Veja também: Ônibus elétrico brasileiro deve ganhar força nos próximos anos.
O secretário municipal de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, destaca que que até esta inauguração, o maior terminal público de eletrocarga do Brasil estava em São José dos Campos-SP, com cinco estações de recarga.
A capital baiana já tem a terceira maior frota do País, atrás apenas da própria São José dos Campos e a da cidade de São Paulo.
O planejamento da Prefeitura de Salvador é de que essa frota de ônibus elétricos cresça e chegue a 30% da frota total prevista para o BRT – o que significaria cerca de 50 veículos.
Fonte: garagem360.com.br