Com as marcas chinesas investindo alto no mercado brasileiro, vale a pena acompanharmos de perto as movimentações promovidas por suas matrizes.
O grande destaque nesta semana fica por conta da abertura da 20ª edição do Salão de Xangai, primeira mostra automotiva relevante organizada na potência asiática após a fase mais aguda da pandemia.
Segundo os organizadores, são esperados cerca de 1.000 expositores no Auto Shanghai 2023, nome oficial do evento.
Entre as novidades reveladas nesta terça-feira (18), vale citarmos a apresentação do Tank 400, novo modelo da marca especializada em veículos 4×4 de luxo da GWM.
Adotando como base a construção de carroceria sobre chassi de longarinas, o Tank 400 mede 4,98 m, 1,96 m de largura e tem 2,85 m de entre-eixos, o que sinaliza para um nível elevado de conforto e espaço interno.
Segundo falas recentes de executivos da GWM Brasil, o portfólio da empresa por aqui deverá ser composto pela nova geração de produtos da companhia, o que, sem dúvida, credencia o Tank 400 a figurar entre as opções.
Inclusive, como noticiamos, um modelo da gama Tank pode ser considerado para a montagem local na fábrica de Iracemápolis (SP).
O modelo fez sua estreia no Salão de Xangai dotado de propulsão híbrida plug-in com tração integral e tomando como base o propulsor 2.0 turbo.
Esse mesmo motor pode atuar também em um catálogo mais acessível com mecânica híbrida-leve baseada em uma arquitetura de 48V, a qual deverá ser introduzida posteriormente.
Chery
Os chineses da Chery, por sua vez, aproveitaram a mostra em Xangai para introduzir as marcas Omoda e Jaecoo.
Enquanto a primeira terá como foco o público jovem, contemplando sedãs e utilitários esportivos, a segunda será especializada em SUVs com nível de conteúdo superior.
Importante lembrar que o Omoda 5 ou C5 (dependendo do mercado) já circula em testes no Brasil e deve ser lançado por aqui em um horizonte de longo prazo.
No campo dos produtos inéditos, o destaque da marca Chery ficou por conta do protótipo Arrizo Star, que deve se tornar o novo modelo topo de linha da marca.
O sedã com ares de cupê 4 portas também pode ser aproveitado pela Exeed, divisão premium da empresa, e alcança 4,95 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos.
O interior do Arrizo Star ainda não foi divulgado, bem como seus dados oficiais sobre o conjunto propulsor.
Apostas da mídia especializada chinesa, contudo, sinalizam para a presença de uma mecânica híbrida plug-in capaz de permitir ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos, alcançar autonomia total de 1.500 km e consumo combinado cidade/estrada de 26,3 km/l.
Fonte: autoo