A Royal Enfield Scram 411 está prestes a chegar ao Brasil. Segundo apurou o MOTOO, o modelo será oficialmente lançado no país no final de abril. Já sabíamos que a marca centenária preparava uma novidade para o mês, mas agora é oficial: a próxima moto a chegar por aqui é a irmã mais descolada da Himalayan.
Informações de preço, cores, data de chega às lojas da Scram 411 ainda não foram divulgados, mas fiquem ligados! Quando estes dados foram anunciados, vamos trazer tudo para vocês por aqui.
O que muda em relação à Himalayan?
A Scram 411 utiliza a mesma base da conhecida Himalayan, mas com certas diferanças. Em 2022, o MOTOO foi até a Expomoto, em Portugal, para mostrar as diferenças da Scram 411 e a Himalayan, modelo da qual utiliza a mesma base. Veja detalhes no vídeo:
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Visual de Scram e Himalayan
Não é necessário muito empenho para notar as diferenças visuais entre Scram 411 e Himalayan. Apesar de muito em comum estar lá, a Himalayan possui ar bem mais aventureiro, enquanto a Scram 411 tem pegada mais scrambler ou até lembrando motos de competição flat tracker.
Sem a bolha dianteira, o farol da Scram está posicionado mais baixo do que na Himalayan, e conta com carenagem de metal ao seu redor. O famoso “bico” das trail também não está lá, restando o para-lama rente à roda dianteira.
Ao lado do tanque, ao invés do protetor tubular há uma carenagem sobresaliente, que dá um toque despojado para a Scram. As alterações continuam com o assento, que no caso da nova moto é inteiriço, ao passo que na Himalayan há uma divisão entre os níveis. Na traseira, a Scram é mais curtinha, sem o bagageiro visto na Himalayan.
Ergonomia e chassi
As rodas raiadas foram mantidas, mas na dianteira a Scram tem uma de 19 polegadas no lugar da aro 21, enquanto na traseira ambas contam com aro 17. O posicionamento do piloto na Scram é um pouco mais baixo. O guidão foi rebaixado, dando uma sensação de maior agilidade para as mudanças de direção, mas não ficou demasiadamente baixo, como pude comprovar no Expomoto.
Isso veio acompanhado de uma redução de 10 mm, passando de 200 mm para 190 mm. Na traseira, por sua vez, foi mantido o curso de 180 mm. A altura do assento da Scram é 5 mm menor, enquanto a distância em relação ao solo está 20 mm mais baixa (saiba mais detalhes na ficha técnica ao final da reportagem).
O painel da Scram é menor e mais moderno, seguindo o modelo visto na Meteor 350. A Scram também utiliza o mesmo tanque de 15 litros da Himalayan.
Motor continua o mesmo
O motor segue o mesmo, com 411 cc, rendendo 24,3 cavalos a 6.500 e 32 Nm a 4.250 rpm em dados divulgados no exterior. No Brasil, a Himalayan rende 24,5 cavalos de potência, o que pode ser um pequena alteração em relação à homologação fora do país, visto que a Himalyan também aparece com 24,3 cavalos em outros mercados.
Royal Enfield Himalayan |
Royal Enfield Scram 411 (Índia) |
|
PREÇO | R$ 22.990 | Não definido no Brasil |
MOTOR | 1 cilindro, 411 cc | 1 cilindro, 411 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina | Gasolina |
POTÊNCIA | 24,5 cv a 6.500 rpm | 24,3 cv a 6.500 rpm (no exterior) |
TORQUE | 32 Nm a 4.250 rpm | 32 Nm a 4.250 rpm |
CONSUMO | Não definido | Não definido |
DIÂMETRO x CURSO | 78 mm x 86 mm | 78 mm x 86 mm |
CÂMBIO | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.190 mm | 2.050 mm |
LARGURA | 840 mm | 840 mm |
ALTURA | 1.370 mm | 1.165 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.465 mm | 1.455 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 220 mm | 200 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 800 mm | 795 mm |
PESO | 199 kg | 185 kg |
TANQUE | 15 litros | 15 litros |
FREIOS | ABS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90 – 21 | 100/90 – 19 |
PNEU TRASEIRO | 120/90 -17 | 120/90 – 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica de 200 mm | Telescópica de 190 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock de 180 mm | Monocross com link de 180 mm |
Fonte: motoo