A BYD informou nesta quarta-feira (23) que tem nos planos entregar as primeiras unidades do Yuan Plus EV adquiridas pelos consumidores brasileiros a partir do mês de dezembro.
Segundo a marca, o lote inicial do SUV elétrico destinado ao país será composto por 100 unidades, sendo que todos os clientes iniciais receberão de cortesia um carregador do tipo Wallbox.
Atualmente o Yuan Plus EV encontra-se em pré-venda com preço sugerido de R$ 269.990, mesmo valor praticado para o SUV híbrido plug-in Song Plus DM-i.
A novidade junta-se ao também recém-lançado Peugeot e-2008 como duas interessantes opções para quem deseja adquirir um automóvel 100% elétrico no momento, ambos, inclusive, com carroceria SUV.
Enquanto o Peugeot e-2008 conta com 136 cv, 26,5 kgfm de torque e autonomia para 345 km de acordo com o ciclo WLTP, o BYD Yuan Plus EV dispõe de 204 cv, 31,6 kgfm e sua autonomia totalmente urbana é de 458 km, já de acordo com o padrão de medição brasileiro.
“As autonomias combinada e rodoviária são, respectivamente, de 423 km e 380 km”, destaca a BYD, ambas também segundo os critérios do Inmetro.
O Yuan Plus EV é equipado com a bateria Blade, tecnologia própria da marca que garante maior densidade energética com otimização de espaço.
Entre os diferenciais, a bateria do Yuan Plus conta com sistema de gerenciamento térmico e é construída em LFP (Lítio-Ferro-Fosfato), oferecendo, nas palavras da fabricante, vida útil superior em relação às baterias NCM (Níquel-Cobalto-Manganês).
A bateria blade presente no SUV chinês oferece recarga otimizada, a qual garante alcance de até 150 km ao modelo após 5 minutos conectado a uma fonte de energia.
Tão bem equipado quanto o Peugeot e-2008, o BYD Yuan Plus EV chega ao mercado com recursos como sistema de câmeras 360º, central multimídia com tela rotativa de 12,8”, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, entre outros itens.
Segundo a BYD, o Yuan Plus EV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 7,3 segundos. O SUV alcança 4,45 m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos, oferecendo uma cabina ampla e confortável para 5 passageiros.
Atualmente a BYD comercializa seus carros em 31 localidades. De acordo com a empresa, o objetivo é chegar a 45 cidades ainda neste ano, ampliando a presença para 100 municípios até o fim de 2023.
Apesar da companhia ainda não ter se posicionado de forma oficial sobre o tema, é provável que a BYD assuma as instalações até então utilizadas pela Ford em Camaçari (BA) para incrementar seu conjunto de fábricas no Brasil, nacionalizando automóveis de passeio.
Fonte: autoo