No sobe e desce das fabricantes no mercado, um dos destaques fica por conta da Renault, que em novembro teve um crescimento de 33,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Pelo visto, a chegada do crossover Kardian, ainda mais depois da versão com câmbio manual, ajudou a impulsionar as vendas da marca francesa.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com dados de AUTOO, com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a Renault teve 15.817 unidades vendidas em novembro ante 11,864 do mesmo mês de 2023. Na comparação entre outubro e novembro, a alta foi de 22,7% (12.887 ante 15.817). São números suficientes para ter superado a Jeep tanto no mês quanto no acumulado do ano.
A Jeep teve 11.047 unidades vendidas em novembro e está com 111.023 unidades no acumulado de janeiro a novembro, ante 121.042 da Renault. A marca francesa vai melhorar ainda mais o Kardian para dar mais um impulso nas vendas. Uma das primeiras novidades será o lançamento da versão híbrida leve, que vai concorrer com o Fiat Pulse, que tem esse sistema.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Nova picape da Renault vem aí
Em seguida, a Renault terá uma picape rival de Fiat Toro, Chevrolet Montana, Volkswagen Tarok e companhia. Será fabricada na Argentina, a partir de 2026, com a mesma plataforma do Kardian. Já deverá chegar com sistema híbrído flex. Por isso, a Jeep se movimenta para preparar novidades significativas para recuperar espaço no mercado.
Terá o pequeno SUV Avenger fabricado em Porto Real (RJ), também com versões híbridas flex, também a partir de 2026. Na mesma época deverá ter a nova geração do Compass. Mas, durante 2025, a Jeep deverá continuar sendo superada pela Renault, uma vez que não terá novidades de peso, apenas mudança de motor a diesel no Commander e reposicionamentos de modelos que já estão no mercado.
O novo Jeep Renegade vai ser apresentado apenas em 2027 e o atual, da linha 2025, mudou pouco e vem perdendo mercado, principalmente para rivais chineses que estão sendo lançados rapidamente e com tecnologias mais avançadas e preços bem competitivos. De qualquer forma, a disputa no mercado será interessante nos próximos anos.
Fonte: autoo