Um projeto da Renault do Brasil em parceria com a subsidiária romena Dacia, o Renault Sandero foi lançado em 2007 com um objetivo claro: ser barato e espaçoso. E conseguiu isso com um interior simples e lista de equipamentos enxuta, mas conforto para cinco pessoas e um bom porta-malas. Mas toda história chega ao fim e o Sandero não será mais produzido no Brasil.
O hatch, é verdade, continua na Europa em sua terceira geração sob a marca Dacia. É até um dos carros mais vendidos da Europa há alguns anos, mas por aqui suas vendas já não iam bem, o que culminou no seu fim. A informação foi antecipada pela revista Autoesporte e confirmada pelo AUTOO junto à rede de concessionárias. Em nota, a Renault confirmou o fim do modelo:
“A Renault confirma o fim de produção do Stepway no mercado brasileiro.”
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Sendo vendido somente na versão aventureira Stepway, já sem o nome Sandero, foram apenas o 13º hatch compacto mais vendido de 2024 com 4.633 unidades. Ficou atrás de modelos mais caros como Honda City e Toyota Yaris e modelos elétricos, como BYD Dolphin e GWM Ora 03.
O Stepway ainda pode ser encontrado nas concessionárias na versão Zen com motor 1.0 aspirado de três cilindros, que entrega 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, por R$ 86.990. O câmbio manual de cinco marchas.
Ao longo da história, o Sandero foi oferecido em versões populares com motor 1.0, mas teve também opções 1.6 com câmbio manual, automatizado de dupla embreagem, automático de quatro marchas e, por fim, automático CVT. Teve também a versão aventureira Stepway e diversas séries especiais, como a Nokia, que trazia um celular junto.
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Uma versão candidata a ser uma das mais icônicas e colecionáveis do carro foi a esportiva RS, que combinava motor 2.0 de 150 cv com câmbio manual de seis marchas, suspensão e freios preparados e um visual mais invocado.
Com o fim do Sandero, a linha de São José dos Pinhais ganha mais fôlego para a produção do SUV médio que a marca vai lançar entre este ano e 2026.
Oroch agora só 1.6
Outro produto da Renault que deixou de ser fabricado no Brasil é a picape Oroch com motor 1.3 de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio CVT que simula oito marchas. Nessa versão ela custava R$ 156.970.
Agora a picape intermediária é vendida somente com motor 1.6 de 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, sempre com câmbio manual. Os preços vão de R$ 119.900 e chegam a custar R$ 133.310. A mudança também foi confirmada pela Renault:
“A Renault confirma o fim de produção da Oroch com motor TCe 1.3 Flex. Todas as versões com motor 1.6 continuam em linha.”
Em 2024, a Renault Oroch com todas as versões somadas foi a penúltima da sua categoria, vendendo mais somente que a importada Ford Maverick. Foram 12.886 unidades emplacadas ao longo do ano.
Fonte: autoo