Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Renault lança SUV híbrido na América do Sul: Previsão de chegada ao Brasil?

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Renault lançou seu primeiro híbrido no mercado sul-americano, o Arkana E-Tech Hybrid, que chegará às lojas da Argentina em março. O SUV cupê estará disponível somente na versão top de linha com pegada esportiva, a Esprit Alpine.

Importado da Europa, o modelo não terá mudanças visuais em relação ao modelo que já conhecemos. A novidade está debaixo do capô. O sistema híbrido leve é a novidade.

O equipamento possui um sistema Starter-Generator (BSG) e uma bateria adicional de íons de lítio que auxilia o sistema híbrido leve. Isto permite uma entrega de torque mais alta nas fases iniciais de aceleração e, além disso, permite ter não só o sistema Stop&Start convencional, como também o “Sailing Stop” ou “Sailboat Mode”. Esta função é responsável por desligar o motor térmico do veículo para reduzir as emissões poluentes e o consumo de combustível

Renault Arkana 2024
Renault Arkana 2024 Imagem: Divulgação

Quando o veículo está em fases de desaceleração, ou seja, quando o pedal do acelerador é liberado, estando entre 30 e 140 km/h e com a bateria de 12V carregada, o gerador elétrico (BSG) é responsável por manter o movimento, a velocidade e a inércia do veículo. Este gerador entrega 8 cv de potência, além de fornecer energia para os sistemas elétricos do SUV como ar-condicionado, tela multimídia, luzes, entre outros.

O conjunto é formado ainda pelo motor 1.3 turbo a gasolina que entrega 140 cv de potência e 26 kgfm de torque. A transmissão é feita pela caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas, a mesma do Kardian brasileiro.

Renault Arkana 2024
Renault Arkana 2024 Imagem: Divulgação

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Vem para o Brasil?

Algumas unidades do Arkana já foram flagradas no Brasil, mas é improvável que ele seja vendido aqui. A Renault do Brasil desenvolve um SUV inédito feito sobre a plataforma modular do Kardian, mas com porte que o colocaria acima do Duster.

Esses carros vistos estariam testando justamente o sistema híbrido leve que será adotado em breve em modelos nacionais, como o SUV médio que ainda será lançado, na picape Niágara e possivelmente no próprio Kardian.

Fonte: autoo

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.